Identificação e quantificação de metal pesado em formulações minerais comercializadas no Estado de São Paulo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Quantificar o elemento chumbo em diferentes formulações minerais comercializadas no Estado de São Paulo. Material e Método: As amostras de sal mineral foram coletadas diretamente do estoque de estabelecimentos comerciais, durante os anos de 2001 e 2002. Com aproximadamente 200 gramas, foram analisadas pela técnica de espectrofotometria de absorção atômica, no Laboratório de Poços de Caldas, MG, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Resultados: Em 24 amostras analisadas, 16 tiveram valores superiores aos 10 ppm recomendados como máximo valor aceitável. Os números oscilaram entre 3,0 e 156 mg kg·'. O maior resultado foi encontrado numa amostra de sal mineral colhida no município de Santo Anastácio, SP. Conclusões: Os resultados demonstram a necessidade do monitoramento junto aos fabricantes, pois algumas misturas minerais podem ser perigosas, possibilitando efeitos cumulativos tóxicos de chumbo inorgânico aos bovinos.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusica da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios instituicionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);