Foco e Escopo

A publicação tem por objetivo contribuir para a educação continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia e divulga artigos originais com conteúdo técnico e científico nas diversas áreas de atuação profissional. São aceitas regularmente contribuições nas categorias revisão, artigo técnico, relato de caso e ensaio.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista mv&z adota a política de avaliação por pares, na qual as identidades dos revisores e dos autores não são divulgadas às quaisquer das partes. Os artigos publicados passam por rigorosa revisão, passando pela triagem do editor, e seguindo para avaliação anônima de especialistas externos, e subsequente revisão por parte dos autores do artigo, quando necessário.

Ao parecerista é reservado o direito de apresentar o parecer favorável condicionado à reformulação do artigo, apresentar sugestões para reformulação, bem como o de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo. Os pareceristas deverão elaborar parecer referente à reavaliação do texto para o qual sugeriram alterações em parecer anterior.

 O prazo necessário ao processo de revisão é flexibilizado dentro de três meses, quando os autores receberão comunicado sobre a situação da avaliação e/ou decisão editorial.

Periodicidade

Quadrimestral

Política de Acesso Livre

Esta Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política Editorial

Os autores que tiverem seus artigos aprovados para publicação são responsáveis pelos conceitos e informações neles contidos. Os trabalhos que utilizarem animais em suas pesquisas deverão apresentar aprovação do protocolo experimental por Comitê de Ética. Os trabalhos para publicação deverão ser inéditos e destinar-se exclusivamente a este periódico. Os trabalhos que utilizarem respostas de entrevistas ou questionários deverão confirmar que foi aplicado o termo de livre consentimento com os entrevistados.

Princípios de transparência e boas práticas nas publicações acadêmicas

A Revista mv&z segue os princípios da transparência e boas práticas nas publicações acadêmicas. Todos os trabalhos recebidos são submetidos à política da Revista para detecção de plágio e auto-plágio.

Histórico da Revista

A Revista de Educação Continuada do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) foi criada em 1998 (ISSN 1516-3326) durante a gestão do Prof. Dr. José Alberto Pereira da Silva, com o objetivo de levar conhecimento a médicos-veterinários e zootecnistas por meio da publicação de artigos acadêmicos, elaborados por profissionais nacionais e internacionais.

No período compreendido entre os anos de 1998 a 2005, a Revista publicou 187 trabalhos, distribuídos em oito volumes e 17 fascículos. Os editores científicos que contribuíram nesta época foram os médicos-veterinários Armen Thomassian (1998 a 2002), Aparecido Antônio Camacho (2002) e Flávio Prada (2003 a 2005).

Entre os anos de 2006 a 2010, a publicação foi desativada. Neste período, foi criada uma comissão editorial para viabilizar a reativação do periódico, constituída pelos médicos-veterinários Iveraldo dos Santos Dutra, Silvio Arruda Vasconcellos, Mário Eduardo Pulga, José Rafael Modolo e Raul José da Silva Girio. Nesta ocasião, também houve grande estímulo dos membros da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet) para que a Revista fosse reativada, comprometendo-se com a execução da tarefa de revisão dos trabalhos submetidos.

Em 2011, sob a presidência do Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, a publicação foi retomada, recebendo um novo ISSN (2179-6645) e passando a se chamar Revista de Educação Continuadaem Medicina Veterináriae Zootecnia do CRMV-SP (mv&z). No mesmo ano, o CRMV-SP firmou uma parceria com a Biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), que ficou incumbida de efetuar a normalização bibliográfica dos trabalhos e disponibilizar os artigos na Biblioteca Virtualem Medicina Veteterinária(BVS-VET), que estabeleceu um convênio com o CRMV-SP por meio da Fundaçãoem Medicina Veterinária(Fumvet).

Além dos artigos acadêmicos, a mv&z também passou a publicar resumos de congressos e simpósios, em suas diferentes formas de apresentação: resumos simples, expandidos e trabalhos completos. A divulgação de resumos amplia a divulgação dos trabalhos. Todos os trabalhos são indexados e podem ser acessados pela BVS-VET, pelo Centre for Agriculture and Bioscience International (CABI), pela Base de Dados da Biblioteca Nacional de Agricultura (Binagri), pelo Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura (SABIIA), pelos Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia (VetIndex) e pelo REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico).

No ano de 2019, a Revista deixou de ser publicada na forma impressa e passou a ser disponibilizada apenas na forma on-line com o ISSN 2596-1306.