Projeto: pesquisa diagnóstica post mortem de afogamento e barotrauma pulmonar em tartarugas marinhas emaranhadas em redes de pesca na região de Ubatuba (SP)

Conteúdo do artigo principal

Pablo F. Cruz-Ochoa
Eliana Reiko Matushima

Resumo

As tartarugas marinhas são habitantes importantes dos oceanos, e a sua população representa um índice de saúde desses ecossistemas. Atividades socioeconômicas e culturais dos seres humanos estão causando uma diminuição drástica nas populações de tartarugas marinhas e a pesca com redes de arrasto e de espera é uma das práticas que tem ocasionado transtornos importantes para estes animais. O afogamento é um tipo de asfixia que ocorre em meio aquático, pela entrada ou não de água no espaço pulmonar. O objetivo do presente trabalho é caracterizar as lesões decorrentes de afogamento em tartarugas marinhas presas nas redes de pesca na região de Ubatuba

Detalhes do artigo

Seção

SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI

Como Citar

Projeto: pesquisa diagnóstica post mortem de afogamento e barotrauma pulmonar em tartarugas marinhas emaranhadas em redes de pesca na região de Ubatuba (SP). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 54–54, 2016. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/31110. Acesso em: 6 dez. 2025.