Influência da técnica cirúrgica na sobrevida, intervalo livre de doença e surgimento de novas lesões em cães com tumores mamários

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo dos Santos Horta
Gleidice Eunice Lavalle
Larissa Layara de Moura
Mariana de Pádua Costa
Fernanda Camargo Nunes
Roberto Baracat de Araújo

Resumo

O presente trabalho avaliou a influência da abordagem cirúrgica, na sobrevida, intervalo livre de doença e de surgimento de novas lesões em cães com tumores mamários tratados de acordo com os fatores prognósticos estabelecidos na literatura. Para tanto, 143 cadelas, não castradas, foram submetidas à cirurgia para o tratamento de tumores mamários com o procedimento cirúrgico mais simples e menos invasivo necessário, sendo lumpectomia (P1), mastectomia simples (P2), mastectomia regional sem envolvimento da mama abdominal cranial (P3), mastectomia regional com envolvimento da mama abdominal cranial (P4) e mastectomia radical unilateral (P5).

Detalhes do artigo

Seção

RESUMOS CONBRAVET

Como Citar

Influência da técnica cirúrgica na sobrevida, intervalo livre de doença e surgimento de novas lesões em cães com tumores mamários. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 80–81, 2014. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/24162. Acesso em: 5 dez. 2025.