Influência da técnica cirúrgica na sobrevida, intervalo livre de doença e surgimento de novas lesões em cães com tumores mamários

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rodrigo dos Santos Horta
Gleidice Eunice Lavalle
Larissa Layara de Moura
Mariana de Pádua Costa
Fernanda Camargo Nunes
Roberto Baracat de Araújo

Resumo

O presente trabalho avaliou a influência da abordagem cirúrgica, na sobrevida, intervalo livre de doença e de surgimento de novas lesões em cães com tumores mamários tratados de acordo com os fatores prognósticos estabelecidos na literatura. Para tanto, 143 cadelas, não castradas, foram submetidas à cirurgia para o tratamento de tumores mamários com o procedimento cirúrgico mais simples e menos invasivo necessário, sendo lumpectomia (P1), mastectomia simples (P2), mastectomia regional sem envolvimento da mama abdominal cranial (P3), mastectomia regional com envolvimento da mama abdominal cranial (P4) e mastectomia radical unilateral (P5).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
HortaR. dos S.; LavalleG. E.; MouraL. L. de; CostaM. de P.; NunesF. C.; AraújoR. B. de. Influência da técnica cirúrgica na sobrevida, intervalo livre de doença e surgimento de novas lesões em cães com tumores mamários. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 2, p. 80-81, 28 nov. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET