Avaliação da influência do gás ozônio e do óleo ozonizado na sobrevivência de larvas de moscas dermatobia hominis (bernes)

Conteúdo do artigo principal

César Augusto Garcia
Júlio Cezar Basso Machado
Danilo Mundim Silva
Diego Petrocino Caetano
Leandro Willian Borges
Vanderli Anacleto de Campos

Resumo

A larva de Dermatobia hominis (no Brasil, comumente conhecida por “berne”) é biontófaga e um parasito obrigatório, responsável por miíase cutânea nodular. Pode infectar várias espécies, como cães, ovinos, gatos, coelhos, bovinos e, com menos frequência, equinos e humanos. Os ectoparasitas de forma geral representam um sério problema para a produção animal. Os danos causados por Dermatobia hominis geram custos com o tratamento, diminuem a produção animal de carne e leite, danificam o couro, e também favorecem o surgimento de outras enfermidades concomitantes. O ozônio é uma molécula natural, instável, composta por três átomos de oxigênio; formado durante uma reação endotérmica reversível que consome 68,4 calorias, e possui inúmeras propriedades, podendo atuar como desinfetante e esterilizante, além de possuir aplicações clínicas pela sua capacidade de oxidação e peroxidação de compostos presentes no organismo. O presente trabalho avaliou a ação do gás ozônio e do óleo ozonizado na sobrevivência da forma larval da mosca Dermatobia hominis na superfície corporal de animais parasitados e in vitro. O gás foi usado na exposição direta, por cinco minutos, sobre a superfície de animais parasitados; na aplicação tópica do óleo de girassol ozonizado na superfície do corpo de animais parasitados, também pelo mesmo tempo de exposição; e na exposição direta ao gás das larvas in vitro, pelo tempo de dez minutos. Em nenhuma das técnicas empregadas, o gás ozônio conseguiu matar as larvas da mosca Dermatobia hominis, nas concentrações e tempos de exposição utilizados. Concluiu-se que será necessário pesquisar períodos de exposição mais prolongados para avaliar a eficiência desse gás sobre a sobrevivência das larvas.

Detalhes do artigo

Seção

RESUMOS CONBRAVET

Como Citar

Avaliação da influência do gás ozônio e do óleo ozonizado na sobrevivência de larvas de moscas dermatobia hominis (bernes). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 47–48, 2014. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/23818. Acesso em: 5 dez. 2025.