Avaliação da influência do gás ozônio e do óleo ozonizado na sobrevivência de larvas de moscas dermatobia hominis (bernes)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

César Augusto Garcia
Júlio Cezar Basso Machado
Danilo Mundim Silva
Diego Petrocino Caetano
Leandro Willian Borges
Vanderli Anacleto de Campos

Resumo

A larva de Dermatobia hominis (no Brasil, comumente conhecida por “berne”) é biontófaga e um parasito obrigatório, responsável por miíase cutânea nodular. Pode infectar várias espécies, como cães, ovinos, gatos, coelhos, bovinos e, com menos frequência, equinos e humanos. Os ectoparasitas de forma geral representam um sério problema para a produção animal. Os danos causados por Dermatobia hominis geram custos com o tratamento, diminuem a produção animal de carne e leite, danificam o couro, e também favorecem o surgimento de outras enfermidades concomitantes. O ozônio é uma molécula natural, instável, composta por três átomos de oxigênio; formado durante uma reação endotérmica reversível que consome 68,4 calorias, e possui inúmeras propriedades, podendo atuar como desinfetante e esterilizante, além de possuir aplicações clínicas pela sua capacidade de oxidação e peroxidação de compostos presentes no organismo. O presente trabalho avaliou a ação do gás ozônio e do óleo ozonizado na sobrevivência da forma larval da mosca Dermatobia hominis na superfície corporal de animais parasitados e in vitro. O gás foi usado na exposição direta, por cinco minutos, sobre a superfície de animais parasitados; na aplicação tópica do óleo de girassol ozonizado na superfície do corpo de animais parasitados, também pelo mesmo tempo de exposição; e na exposição direta ao gás das larvas in vitro, pelo tempo de dez minutos. Em nenhuma das técnicas empregadas, o gás ozônio conseguiu matar as larvas da mosca Dermatobia hominis, nas concentrações e tempos de exposição utilizados. Concluiu-se que será necessário pesquisar períodos de exposição mais prolongados para avaliar a eficiência desse gás sobre a sobrevivência das larvas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GarciaC. A.; MachadoJ. C. B.; SilvaD. M.; CaetanoD. P.; BorgesL. W.; de CamposV. A. Avaliação da influência do gás ozônio e do óleo ozonizado na sobrevivência de larvas de moscas dermatobia hominis (bernes). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 47-48, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET