Uso do carprofeno associado aos glicosaminoglicanos em cães com osteoartrite

Conteúdo do artigo principal

Larissa Gomes Silva
Gabriel Augustho dos Santos Ferreira
Paola Castro Moraes

Resumo

O presente trabalho avaliou os efeitos analgésicos do carprofeno associado ou não à condroitina com glicosamina no tratamento de 26 cães com osteoartrite, distribuídos nos grupos: GT – carprofeno (Carproflan®); GTP – carprofeno e glicosaminoglicanos (Carproflan® e Procart®); e GC – somente analgésico (dipirona). A evolução dos pacientes foi classificada na escala de claudicação no dia do primeiro atendimento e aos 7, 14 e 21 dias. No GT, 60% dos animais apresentou melhora clínica a
partir do 7º dia, 30% não alterou seu escore de claudicação e 10% apresentou êmese a partir do 7º dia, com suspensão da medicação. No GTP, 60% dos animais apresentou melhora clínica a partir do 7º dia, 30% não alterou seu escore de claudicação, 5% apresentou êmese a partir do 7º dia e 5% a partir do 14º dia, com suspensão da medicação. No GC, nenhum animal apresentou melhora clínica. Conclui-se que os animais submetidos ao tratamento com carprofeno apresentaram melhora na claudicação, principalmente quando associado aos glicosaminoglicanos.

Detalhes do artigo

Seção

CLÍNICA VETERINÁRIA DE PEQUENOS ANIMAIS

Como Citar

Uso do carprofeno associado aos glicosaminoglicanos em cães com osteoartrite. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 20, n. 1, 2022. DOI: 10.36440/recmvz.v20i1.38275. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/38275. Acesso em: 4 dez. 2025.