Aplicabilidade da ozonioterapia na Oncologia Veterinária: aspectos bioquímicos e imunológicos

Conteúdo do artigo principal

Maria Fernanda Yamashita Barbosa da Costa
Felipe Brasileiro
Natália Freitas de Souza
Noeme Sousa Rocha

Resumo

A oncologia, em especial na Medicina Veterinária, ainda representa um importante desafio para a ciência exigindo o desenvolvimento de métodos profiláticos, diagnósticos e terapêuticos que apresentem resultados rápidos e eficazes. A ozonioterapia é um procedimento pouco invasivo e praticamente isento de efeitos adversos desde que a sua correta forma de aplicação seja respeitada. A técnica vem sendo estudada há tempos e a sua capacidade imunomoduladora, cicatrizante, bactericida e analgésica já é reconhecida. Contudo, embora existam diversos estudos publicados em Medicina Humana e Veterinária, ainda não há protocolos específicos para o seu emprego em
pacientes oncológicos. O presente trabalho discorre sobre as reações bioquímicas e imunológicas desencadeadas pelo ozônio, que podem afetar o paciente oncológico, seja diretamente pelo controle da proliferação das células neoplásicas ou indiretamente com o alívio de dor, fadiga e dos efeitos adversos de outros tratamentos.

Detalhes do artigo

Seção

CIÊNCIAS BÁSICAS

Como Citar

Aplicabilidade da ozonioterapia na Oncologia Veterinária: aspectos bioquímicos e imunológicos. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 20, n. 1, 2022. DOI: 10.36440/recmvz.v20i1.38237. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/38237. Acesso em: 4 dez. 2025.