Uso do biomarcador renal dimetilarginina simétrica no diagnóstico precoce da insuficiência renal crônica em cães e gatos

Conteúdo do artigo principal

Gabriela Bócoli Martins de Oliveira
Kelly Cristina Teixeira
Débora Quioqueti de Souza Franco
Fernanda Leme Silva Bastos Varzim

Resumo

A doença renal é comumente encontrada na clínica de pequenos animais, porém o seu diagnóstico é geralmente muito tardio. Pesquisas por biomarcadores renais mais sensíveis são foco de estudos, pois poderão proporcionar um diagnóstico precoce, permitir o estabelecimento da terapia adequada a cada paciente e melhorar a sua qualidade de vida. O biomarcador renal Dimetilarginina Simétrica (SDMA), tem apresentado resultados significativos em termos de precocidade para o diagnóstico da doença renal, podendo detectar lesão renal quando 50% da função está comprometida. O presente trabalho faz uma revisão da situação atual e perspectivas do emprego da dimetilarginina simétrica para estabelecimento do diagnóstico da doença renal em cães e gatos.

Detalhes do artigo

Seção

CLÍNICA VETERINÁRIA DE PEQUENOS ANIMAIS

Como Citar

Uso do biomarcador renal dimetilarginina simétrica no diagnóstico precoce da insuficiência renal crônica em cães e gatos . Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 18, n. 3, 2020. DOI: 10.36440/recmvz.v18i3.38106. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/38106. Acesso em: 4 dez. 2025.