Administração de Metilprednisolona via epidural como tratamento alternativo para controle da dor na síndrome da cauda equina em cadela com instabilidade lombossacra: relato de caso

Conteúdo do artigo principal

Thais de Moura Macedo
Wellington Henrique Bessi

Resumo

Este trabalho refere-se à síndrome da cauda equina em cães, com ênfase no tratamento clínico, não invasivo para controle da dor. A cauda equina é uma coleção de raízes de nervos que descende do canal vertebral ao final da medula espinhal, acometendo principalmente cães de grande porte. O tratamento conservativo associado é uma opção frente ao tratamento cirúrgico. Assim, este relato mostra o efeito do uso de aplicações peridurais de metilprednisolona em três aplicações com intervalo de 21 dias.

Detalhes do artigo

Seção

CLÍNICA VETERINÁRIA DE PEQUENOS ANIMAIS

Como Citar

Administração de Metilprednisolona via epidural como tratamento alternativo para controle da dor na síndrome da cauda equina em cadela com instabilidade lombossacra: relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 42–46, 2019. DOI: 10.36440/recmvz.v17i3.38003. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/38003. Acesso em: 4 dez. 2025.