Utilização da radiografia e ultrassonografia como meio de diagnóstico de retículo-pericardite traumática em bovino jovem: relato de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. A. Souza E Silva
D. R. S. Querino
W. H. C. Pequeno
I. M. Dantas
K. C. Malta
D. M. N. Oliveira
S. V. S. Dantas

Resumo

A radiografia e ultrassonografia são meios complementares de diagnóstico que nos últimos anos têm assumido um papel de destaque para o estabelecimento do diagnóstico de doenças gástricas nos ruminantes, pois são métodos não invasivos e pouco onerosos que minimizam a realização de procedimentos invasivos, como a laparotomia exploratória. Trabalhos mais recentes já apontam a ultrassonografia e a radiografia como um dos principais métodos de diagnóstico para doenças como a retículo-pericardite- traumática (RPT), abscesso reticular e deslocamentos do abomaso. De fato, a RPT é uma doença de ocorrência frequente em bovinos adultos, que pode ser melhor diagnosticada por meio do exame radiográfico. Este trabalho ressalta a importância da imagiologia no estabelecimento do diagnóstico e prognóstico de um caso pouco comum de RPT em um bovino jovem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Souza E SilvaA. A.; QuerinoD. R. S.; PequenoW. H. C.; DantasI. M.; MaltaK. C.; OliveiraD. M. N.; DantasS. V. S. Utilização da radiografia e ultrassonografia como meio de diagnóstico de retículo-pericardite traumática em bovino jovem: relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 17, n. 1, p. 90-91, 8 maio 2019.
Seção
VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM VETERINÁRIO (SINDIV)