Prevalência de lesões podais e graus de claudicação em vacas leiteiras mantidas em confinamento permanente ("free-stall" e "tie-stall")

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Luiz de Mello Nicoletti
Francisco Armando de Azevedo Souza
Armen Thomassian
Carlos Alberto Hussni
Ana Liz Garcia Alves

Resumo

São apresentadas as prevalências de lesões podais e claudicação em vacas da raça Holandesa Preta e Branca, em confinamento permanente tipo "free-stall" e "tie-stall", em fazendas do Estado de São Paulo. Prevaleceram no sistema "free-stall": dermatite digital, sola plana e erosão axial e no sistema
"tie-stall": hemorragia da sola, doença da linha branca, erosão dos talões, sola dupla, dermatite interdigital, fissuras no casco e pinça longa/talão baixo. Não houve correlação entre as lesões encontradas em cada animal com a presença de claudicação. O sistema de manejo exerceu influência sobre a taxa de prevalência das lesões podais que, entretanto, pode ser diferente entre fazendas que adotam sistemas semelhantes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NicolettiJ. L. de M.; SouzaF. A. de A.; ThomassianA.; HussniC. A.; AlvesA. L. G. Prevalência de lesões podais e graus de claudicação em vacas leiteiras mantidas em confinamento permanente ("free-stall" e "tie-stall"). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 4, n. 2, p. 24-32, 1 jul. 2001.
Seção
GRANDES E MÉDIOS ANIMAIS