Prevalência de lesões podais e graus de claudicação em vacas leiteiras mantidas em confinamento permanente ("free-stall" e "tie-stall")

Conteúdo do artigo principal

José Luiz de Mello Nicoletti
Francisco Armando de Azevedo Souza
Armen Thomassian
Carlos Alberto Hussni
Ana Liz Garcia Alves

Resumo

São apresentadas as prevalências de lesões podais e claudicação em vacas da raça Holandesa Preta e Branca, em confinamento permanente tipo "free-stall" e "tie-stall", em fazendas do Estado de São Paulo. Prevaleceram no sistema "free-stall": dermatite digital, sola plana e erosão axial e no sistema
"tie-stall": hemorragia da sola, doença da linha branca, erosão dos talões, sola dupla, dermatite interdigital, fissuras no casco e pinça longa/talão baixo. Não houve correlação entre as lesões encontradas em cada animal com a presença de claudicação. O sistema de manejo exerceu influência sobre a taxa de prevalência das lesões podais que, entretanto, pode ser diferente entre fazendas que adotam sistemas semelhantes.

Detalhes do artigo

Seção

GRANDES E MÉDIOS ANIMAIS

Como Citar

Prevalência de lesões podais e graus de claudicação em vacas leiteiras mantidas em confinamento permanente ("free-stall" e "tie-stall"). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 24–32, 2001. DOI: 10.36440/recmvz.v4i2.3315. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/3315. Acesso em: 6 dez. 2025.