Distribuição histoquímica de enzimas intestinais.de juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus).alimentados com colostro bovino liofilizado

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Débora Botéquio Moretti
Wiolene Montanari Nordi
Thaline Maira Pachelli da Cruz
José Eurico Possebon Cyrino
Raul Machado-Neto

Resumo

O pacu (Piaractus mesopotamicus, Holmberg 1887), uma espécie tropical.de peixe intensamente cultivada, possui uma fisiologia digestiva intestinal.complexa e que ainda não está completamente caracterizada. Este estudo.investigou a distribuição de enzimas intestinais de juvenis de pacu alimentados..com colostro bovino liofilizado (CBL) como fonte alternativa de proteína da.dieta. A atividade das enzimas foi avaliada no intestino de juvenis de pacu.(peso inicial de 8,5 ± 0,7 g e comprimento de 7,8 ± 0,3 cm) alimentados com..dietas contendo 0%, 10% e 20% de inclusão de CBL por 30 e 60 dias. Os peixes..foram alimentados duas vezes ao dia até a saciedade e, nas datas de abate,.amostras de quatro segmentos intestinais (S1, S2, S3 e reto) foram coletadas.e processadas para microscopia óptica. As enzimas fosfatase ácida e alcalina.(FAC e FAL, respectivamente), esterases não específicas (ENE), lipase (LIP),.dipeptidil aminopeptidase IV (DAP IV) e leucina aminopeptidase (LEU).foram estudadas por técnicas de histoquímica. A atividade das enzimas foi.observada na bordadura em escova dos enterócitos presentes nos segmentos.intestinais. Moderada atividade da DAP IV foi observada nos três últimos.segmentos intestinais e diferenças entre os tratamentos não foram detectadas...As enzimas LEU, ENE e LIP foram fracamente coradas em todos os segmentos.intestinais e a inclusão de 10% ou 20% de CBL na dieta determinou uma.reação moderada das ENE no segmento S3 após 60 dias. A atividade da.FAC foi detectada apenas no segmento S1 de juvenis alimentados com 0%.de CBL após 30 e 60 dias de experimento. Nos outros grupos e segmentos, a.atividade da FAC não foi detectada. Forte atividade da FAL foi observada no.primeiro segmento intestinal, mas uma fraca reação foi verificada nos demais.segmentos. A inclusão de 20% de CBL determinou moderada atividade da.FAL no segmento S2 após 30 e no segmento S1 após 60 dias. No presente.trabalho, a inclusão de colostro bovino liofilizado na dieta dos juvenis de.pacu não influenciou a atividade proteolítica intestinal, e a atividade das.enzimas esterases não específicas e fosfatase alcalina não foi significativamente.modificada para sugerir interferência no processo digestivo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MorettiD. B.; NordiW. M.; CruzT. M. P. da; CyrinoJ. E. P.; Machado-NetoR. Distribuição histoquímica de enzimas intestinais.de juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus).alimentados com colostro bovino liofilizado. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 45-45, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET