Avaliação da eficácia dos compostos: cloreto de benzalcônio, óxido de cálcio e hipoclorito de sódio em contaminação experimental de areia pelo nematódeo Ancylostoma spp

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fabiana Cristina Belchior de Sousa
Karina Rodrigues dos Santos
Apoxena Reis Soares Marafon
Janilda Barros Santiago Oliveira
Eliane Ferreira da Mota
Leidiane Lima de Sousa

Resumo

As parasitoses gastrointestinais estão entre as doenças mais importantes dos cães jovens e neonatos e esses animais (cães e gatos) com acesso aos locais de recreação contaminam o solo, eliminando até 15.000 ovos de parasitas por grama de fezes, que permanecem viáveis por longo período no ambiente expondo a população ao risco de infecção e desenvolvimento de doenças. A contaminação de áreas de lazer por fezes de cães e gatos infectados por Ancylostoma spp., é um sério problema de saúde pública, o que justifica o teste de produtos desinfetantes que possuam efeitos sobre esses parasitas no ambiente. O presente trabalho avaliou a eficácia de três compostos desinfetantes de uso doméstico e laboratorial: Cloreto de Benzalcônio; Óxido de Cálcio e; Hipoclorito de Sódio em contaminação experimental de areia pelo nematóide Ancylostoma spp. O experimento foi dividido em quatro grupos tanto em “in vitro”, como no ambiente, a areia infectada com o nematódeo foi colocada em quatro recipientes diferentes, e após 24 horas de observação foi tratada com os três produtos. Na contaminação “in vitro’’ só houve uma positividade até 24 horas da infecção, devido a esses resultados ficou impossibilitado o experimento. No meio ambiente o hipoclorito de sódio promoveu 100% de eficácia sobre o nematódeo Ancylostoma spp., o óxido de cálcio apresentou 91,7% de eficácia sobre a permanência do nematódeo Ancylostoma spp. no ambiente e o cloreto de benzalcônio, 83,3%. De acordo com a metodologia proposta e a forma de análise empregada para avaliação da eficácia dos compostos, o hipoclorito foi visivelmente o mais eficaz dos produtos testados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de SousaF. C. B.; dos SantosK. R.; MarafonA. R. S.; OliveiraJ. B. S.; da MotaE. F.; de SousaL. L. Avaliação da eficácia dos compostos: cloreto de benzalcônio, óxido de cálcio e hipoclorito de sódio em contaminação experimental de areia pelo nematódeo Ancylostoma spp. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 88-88, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET