Determinação espectrofotométrica de gossipol livre em fezes de ovinos utilizando-se espectros derivados em segunda ordem

Conteúdo do artigo principal

G. S. Cardoso
A. M. M. Dantas
E. F. Pereira
F. S. Amorim
V. A. G. Silva
J. R. Souza
P. G. Viana
H. Louvandini

Resumo

O gossipol é um pigmento polifenólico (C30H30O8) encontrado naturalmente nas sementes de plantas da família Malvaciae, especialmente nas do gênero Gossypium. Atualmente, a semente do algodão vem sendo utilizada como complemento proteico em rações para gado, ovinos e outros animais. Contudo, estudos recentes demonstraram que a presença de gossipol em certos níveis apresenta alta toxicidade para os animais, com efeitos adversos, tais como perda de apetite, depressão da atividade respiratória, edemas pulmonares e problemas reprodutivos. Tendo em vista os efeitos tóxicos do gossipol, o objetivo do presnte trabalho foi a identificação e quantificação de resíduos de gossipol em fezes de ovinos. No procedimento analítico adotado: 0,5 g de amostra foram extraídas com uma solução de acetona 70% e água 30% (v/v), por uma hora. O extrato resultante foi filtrado e acidificado com ácido clorídrico concentrado, levando-se para aquecimento a 65° C, por um período de uma hora. Em seguida, foi realizada uma extração com clorofórmio e a camada orgânica foi isolada e filtrada em funil de vidro contendo sulfato de sódio anidro. Os extratos foram concentrados em evaporador rotativo até 1 mL e secos sob fluxo suave de nitrogênio até secura. O extrato seco foi redissolvido com uma mistura de solventes: etanol, água destilada, éter dietílico livre de peróxido e ácido acético glacial nas proporções 59,50:23,75:16,65:0,16; respectivamente. A leitura dos extratos foi realizada por UV-Vis e a sua quantificação foi obtida da média dos módulos das alturas D1 292,5 nm) e D2 (299,0 nm) nos espectros derivados em segunda ordem. O método de segunda derivativa foi utilizado para reduzir os ruídos da curva e para eliminar as constantes que interferem na quantificação do gossipol. O método analítico utilizado mostrouse linear (R2 = 0,9995) nos testes realizados, tendo-se encontrado nas fezes um percentual médio de gossipol livre de 0,012 ± 1,66x 10-5%. O método utilizado mostrou-se eficiente para quantificar gossipol livre em fezes. 

Detalhes do artigo

Seção

RESUMOS ENDESA

Como Citar

Determinação espectrofotométrica de gossipol livre em fezes de ovinos utilizando-se espectros derivados em segunda ordem. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 67–68, 2011. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/127. Acesso em: 5 dez. 2025.