Prolapso de uretra em cão da raça Bulldog InglêsO prolapso de uretra é caracterizado pela protrusão da mucosa da uretra distal, que se estende além da extremidade do pênis, apresentando-se com uma massa avermelhada na ponta do órgão. Considerando-se que n

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

R. Martins Junior
J. A. Jardim
M. C.R. Luzivotto
A. L. Andrade

Resumo

O prolapso de uretra é caracterizado pela protrusão da mucosa da uretra distal, que se estende além da extremidade do pênis, apresentando-se com uma massa avermelhada na ponta do órgão. Considerando-se que não ocorre recuperação espontânea, o tratamento depende da viabilidade e dimensões da porção protraída. A escassez de relatos sobre essa afecção em cães justifica a descrição deste caso, que teve por objetivo relatar os aspectos clínicos, cirúrgicos e anatomopatológicos da uretra prolapsada. Foi atendido um cão, da raça bulldog inglês, de sete meses de idade, que apresentava há 15 dias um sangramento profuso pelo óstio externo do pênis e sinais de apatia e prostração. O exame físico geral revelou principalmente mucosas hipocoradas e protrusão da mucosa uretral distal, além do orifício externo da uretra, que se apresentava como uma massa arredondada, edematosa e congesta de coloração roxo-escuro. Firmado o diagnóstico, medidas terapêuticas voltadas para estabilização clínica do paciente foram adotadas. Dentre elas, transfusão sanguínea para correção da anemia. Sob efeito de anestesia geral inalatória associada a bloqueio peridural com lidocaína e morfina, foi realizada a excisão cirúrgica da mucosa protraída em sua base, seguida de sutura da mucosa viável em padrão de sutura contínua com fio absorvível monofilamentar, a fim de melhor conter a hemorragia residual, que comumente é descrita. A mucosa prolapsada foi fixada em formol a 10% tamponado e processada rotineiramente. Medidas pós-operatórias voltadas à profilaxia da infecção e analgesia foram adotadas. Foi observada hemorragia pós-operatória, que persistiu ainda por cinco dias. Os resultados anatomopatológicos apontam para um processo inflamatório crônico, permeado de áreas de necrose. Sabe-se da predisposição racial do caso em questão e de sua baixa incidência. Acredita-se que, no caso, a doença tenha ocorrido em concomitância ao início da atividade sexual, e o procedimento cirúrgico empregado mostrou-se eficaz, pois o animal não apresentou sinais de recidiva até o momento. Salienta-se que os aspectos anamatomopatológicos confirmaram a inviabilidade da mucosa e a necessidade de sua excisão. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Martins JuniorR.; JardimJ. A.; LuzivottoM. C.; AndradeA. L. Prolapso de uretra em cão da raça Bulldog InglêsO prolapso de uretra é caracterizado pela protrusão da mucosa da uretra distal, que se estende além da extremidade do pênis, apresentando-se com uma massa avermelhada na ponta do órgão. Considerando-se que n. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 2, p. 45-46, 11.
Seção
RESUMOS CONPAVET