Avaliação endoscópica da ocorrência da hemorragia pulmonar induzida pelo exercício em cavalos de polo na cidade do Rio de Janeiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

J. N.P. Pereira
K. M. Silva
M. L.L.A. Jorge
A. Gonçalves
E. Grossi
N. X. Alencar
D. A.B. Lessa

Resumo

O polo é um dos mais antigos esportes equestres, tendo sido introduzido no Brasil na década de 1920. É uma modalidade de esforço físico intenso, onde os animais desenvolvem alta velocidade. O aparelho respiratório é fundamental para a saúde e bom desempenho atlético dos equinos, sendo os processos mórbidos nesse sistema responsáveis por prejuízos orgânicos e econômicos consideráveis. Dentre as enfermidades de maior importância do trato respiratório equino, está a Hemorragia Pulmonar Induzida pelo Exercício (HPIE). A HPIE é caracterizada pela presença de sangue nas vias aéreas proveniente dos capilares alveolares após o exercício, sendo comumente associada à corrida, mas também observada em cavalos de salto, rodeio e polo. A hpie é uma das maiores causas de queda de performance no cavalo atleta e a influência no rendimento é proporcional ao grau de sangramento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PereiraJ. N.; SilvaK. M.; JorgeM. L.; GonçalvesA.; GrossiE.; AlencarN. X.; LessaD. A. Avaliação endoscópica da ocorrência da hemorragia pulmonar induzida pelo exercício em cavalos de polo na cidade do Rio de Janeiro. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 1, p. 58-58, 11.
Seção
RESUMOS CABALLIAN