Exame ultrassonográfico em cães com alterações hepatobiliares. Estudo retrospectivo de 43 casos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

C. G. Sarto
M.C. F.N.S. Hage

Resumo

A avaliação hepatobiliar é uma das principais aplicações da ultrassonografia abdominal em pequenos animais, sendo as anormalidades ultrassonográficas classificadas em doenças difusas (ecogenocidade diminuída, aumentada ou mista), anormalidades focais, doenças da vesícula e canais biliares, e anormalidades da veia porta e hepática. Neste estudo, foram analisados retrospectivamente os laudos ultrassonográficos da região abdominal de cães com suspeita de alterações do sistema hepatobiliar oriundas do atendimento no Setor de Radiologia do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa no período compreendido entre 1º de julho de 2008 a 27 de fevereiro de 2009. O presente trabalho teve como principal objetivo coligir informações quanto às principais alterações ultrassonográficas hepatobiliares visibilizadas em cães atendidos no Hospital Veterinário. No estudo, foram avaliados 43 cães com alterações ultrassonográficas do sistema hepatobiliar. Desses, 23 (53,49%) eram fêmeas e 20 (46,51%), machos, sendo a distribuição da faixa etária bimodal entre 6 e 10 anos (48,83%), e 11 e 15 anos (27,91%). Não se observou predileção sexual, prevalecendo cães sem raça definida, 15 (34,88%). As alterações ultrassonográficas hepáticas em ordem decrescente de incidência foram hepatomegalia, bordas hepáticas arredondadas, congestão venosa, hiperecogenicidade do parênquima e detecção de nódulos, seguidas pelas alterações difusas de ecotextura. Já as alterações ultrassonográficas biliares nos casos estudados, em ordem decrescente de incidência, foram detecção de lama biliar e concreções biliares, seguidas pelo conteúdo hipoecoico e pelo espessamento e hiperecogenicidade da parede da vesícula biliar. Este trabalho demonstrou que os achados ultrassonográficos ajudaram na detecção de alterações morfológicas hepatobiliares. Dessa forma, o exame ultrassonográfico atuou como exame de triagem, auxiliando na exclusão de alguns diagnósticos diferenciais. Porém, na maioria dos casos, necessita ser complementado com exames para caracterização histológica. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SartoC. G.; HageM. F. Exame ultrassonográfico em cães com alterações hepatobiliares. Estudo retrospectivo de 43 casos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 2, p. 37-37, 11.
Seção
RESUMOS CONPAVET