Emprego de método imunoistoquímico na pesquisa de micrometástases em linfonodos de cães portadores de carcinomas mamários

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

V. S. Coelho
A. S. Coutinho
T. C. Prada
M. M. Araujo
L. S. Carandina
N. A. Zanco
J. G. Xavier

Resumo

As neoplasias mamárias são os processos oncológicos de maior incidência em cães. Destacam-se os carcinomas, com frequente emissão de metástases para linfonodos e pulmões. O avanço tecnológico tem permitido a caracterização fenotípica das células tumorais pela pesquisa de componentes do citoesqueleto e moléculas de superfície. Em neoplasias epiteliais, as moléculas mais abordadas são as citoceratinas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o uso da pancitoceratina no diagnóstico de micrometástases em linfonodos de cadelas portadoras de carcinomas mamários, comparando-os com a histologia convencional. Foram obtidas amostras de neoplasias mamárias e linfonodos de 30 cadelas atendidas no Hovet-Metodista. Essas amostras cirúrgicas foram fixadas em formol a 10%, realizando-se cortes de 4 ìm corados pelo hematoxilina-eosina ou submetidos a método imunoistoquímico com o anticorpo antipancitoceratina AE1/AE3 (Zymed), 1:400, seguindo a metodologia descrita por Hsu et al. (1981). As neoplasias foram classificadas e graduadas histologicamente de acordo com Misdorp et al. (1999) e Ellston & Ellis (1991), comparando-se a sensibilidade dos métodos para a detecção de micrometástases em linfonodos. A eficácia da histopatologia convencional pelo método de hematoxilina-eosina identificou histologicamente sete casos de metástase, acrescentando-se, com a imunoistoquímica, mais um, representando um aumento de 3,3%, incrementando a sensibilidade da detecção microscópica de metástases de carcinomas em linfonodo. Houve concordância de resultados na pesquisa de micrometástases em 96,7% dos cortes examinados. Se considerarmos os casos inicialmente considerados livres de metástases, a avaliação imunoistoquímica revelou a presença de micrometástase oculta em 4,35% das amostras. Tomando-se a imunoistoquímica como procedimento diagnóstico de referência, o método convencional apresentou sensibilidade de 87,5% e valor preditivo negativo de 95,6%, indicando importante acréscimo na sensibilidade com o emprego da marcação imunoistoquímica. A pesquisa imunoistoquímica de micrometástases de carcinoma mamário em linfonodos pode ser utilizada como um complemento à histopatologia convencional, aumentando a sensibilidade do procedimento e fornecendo um acréscimo de informações, de caráter prognóstico e terapêutico, que justificam sua utilização. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CoelhoV. S.; CoutinhoA. S.; PradaT. C.; AraujoM. M.; CarandinaL. S.; ZancoN. A.; XavierJ. G. Emprego de método imunoistoquímico na pesquisa de micrometástases em linfonodos de cães portadores de carcinomas mamários. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 2, p. 34-34, 11.
Seção
RESUMOS CONPAVET