Determinação do parasita anisaquídeo em pescada (Cynoscion spp.) como ponto crítico de controle na cadeia produtiva do pescado comercializado na baixada santista

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M. V. Rodrigues
C. Del Fava
A. C. A. Pérez

Resumo

A anisaquíase é uma zoonose causada por nematódeos ascarídeos, tendo estágios larvais em hospedeiros aquáticos. Tendo em vista a importância da anisaquíase como zoonose e o risco de sua transmissão por meio do consumo do pescado cru, necessita-se avaliar o ponto crítico da cadeia produtiva do pescado com a finalidade de sugerir ações corretivas e, com isso, garantir um alimento inócuo para consumo. Visando à determinação desse ponto crítico de controle, objetivou-se verificar a presença de anisaquídeos em pescada comercializada na Baixada Santista (Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente) associando técnicas parasitológicas e histopatológicas como ferramentas auxiliares para o inspetor de pescado. Observou-se que 52,17% (48/92) das amostras estavam parasitadas por espécies de anisaquídeos, sendo 67,30% (35/52) de Contracaecum sp., 30,76% (16/52) de Anisakis sp. e 3,84% (2/52) de Pseudoterranova sp., obtendo maior prevalência no mesentério, seguido de musculatura, fígado e estômago. Foram detectados 9,61% (5/52) de cestódeos da ordem Trypanorhyncha. As lesões histopatológicas mais observadas foram presença de melanomacrófagos e infiltrado inflamatório mononuclear, que estão associados a um processo infeccioso. Também se visualizou que 66,66% (2/3) da musculatura parasitada não estavam envoltas por tecido conjuntivo, indicando evisceração inadequada, afirmando ser um ponto crítico de controle. Concluiuse que os consumidores devem ser alertados para o risco da anisaquíase e que deve ser feita a inspeção associada à análise histopatológica, tendo em vista que esta detectou 79,34% (73/92) de parasitos pela microscopia e 52,17% (48/92) pela macroscopia, com o intuito de garantir um alimento inócuo para consumo. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RodriguesM. V.; Del FavaC.; PérezA. C. A. Determinação do parasita anisaquídeo em pescada (Cynoscion spp.) como ponto crítico de controle na cadeia produtiva do pescado comercializado na baixada santista. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 2, p. 32-32, 11.
Seção
RESUMOS CONPAVET