Determinação da contaminação fúngica e análise da atividade de água de rações vendidas a granel no município de São Paulo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

S. Aquino
M. A. Morales
R. H. Esper
F. C. Reis
S. Manginelli
M. R. Potenza

Resumo

Na alimentação de animais domésticos são utilizadas rações à base de grãos. A presença de fungos contaminantes em rações coloca em risco a saúde do animal, devido à possibilidade da ocorrência de micotoxinas, presentes em grãos que compõem os diferentes tipos de rações a granel. As micotoxinas são produzidas por fungos toxigênicos como Aspergillus spp., Fusarium spp. e Penicillium spp. Para que a formação destes metabólitos tóxicos ocorra, a água livre disponível no substrato deve alcançar um valor mínimo para a multiplicação e consequente produção de micotoxinas. A atividade de água (Aa) mínima para crescimento de Aspergillus flavus é 0,71 a 0,74, sendo o valor de Aa mínimo para a produção de aflatoxinas em torno de 0,82 e temperatura compreendendo entre 25 a 37ºC. A determinação da Aa e sua correlação com a presença de fungos toxigênicos é fundamental para a avaliação das condições de armazenamento de rações vendidas a granel. O objetivo do presente estudo foi o de analisar a Aa de rações do tipo “mix” de grãos e o isolamento de gêneros fúngicos em rações destinadas ao consumo de aves e roedores domésticos oriundas de dez estabelecimentos Pet shops localizados na cidade de São Paulo, a fim de se determinar as condições nesse ambiente. Foi utilizado o equipamento AQUALAB CX-2, da Decagon Devices Inc., para análise da matéria-prima e o isolamento dos fungos foi realizado através do plaqueamento direto dos grãos em ágar Batata Dextrose. As placas foram incubadas por cinco dias na temperatura de 25 ± 1°C. Os fungos foram classificados até gênero, conforme as características macro e microscópicas. Entretanto, aqueles pertencentes ao gênero Aspergillus foram classificados até espécie. Do total de amostras (entre rações de aves e roedores) 100% estavam contaminadas com os principais gêneros produtores de micotoxinas como Aspergillus, Penicillium e Fusarium, bem como leveduras. Quanto à Aa as amostras de rações de aves e roedores apresentaram valores abaixo de 0,68 e 0,66, respectivamente, indicando que a Aa das amostras estavam dentro da faixa de segurança para o crescimento fúngico e produção de micotoxinas. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AquinoS.; MoralesM. A.; EsperR. H.; ReisF. C.; ManginelliS.; PotenzaM. R. Determinação da contaminação fúngica e análise da atividade de água de rações vendidas a granel no município de São Paulo. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 2, p. 32-32, 11.
Seção
RESUMOS CONPAVET