A oxigenoterapia hiperbárica veterinária integrada ao tratamento da necrose tecidual e osteomielite em cão: relato de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcelo Fialho Mazzi

Resumo

Na rotina veterinária, as lesões nas extremidades dos membros são constantes e representam um desafio especial pelas características anatômicas, susceptibilidade de exposição óssea e limitações de reparos e reconstruções quando comparado a outras regiões do corpo. A osteomielite, decorrente de mordeduras, tem alta prevalência e sua rápida evolução pode levar a medidas drásticas, como a amputação. Neste trabalho, é relatada a utilização da oxigenoterapia hiperbárica como terapia integrativa ao tratamento convencional e a avaliação de seus efeitos durante as 12 sessões realizadas em uma cadela vítima de mordedura, que apresentava necrose e exposição óssea com colonização por Staphylococcus sp e Pasteurella multocida. A avaliação evolutiva do quadro foi elaborada a partir de registro fotográfico da lesão, com escala, a cada três sessões e submetido à análise morfométrica por software analítico. A velocidade da marcha cicatricial revelou que a utilização desta terapia propiciou precocidade e efetiva atuação na cicatrização e no combate à osteomielite, evitando a amputação do restabelecendo as liberdades da paciente, contribuindo ao aprofundamento do emprego da oxigenoterapia hiperbárica na Medicina Veterinária.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MazziM. F. A oxigenoterapia hiperbárica veterinária integrada ao tratamento da necrose tecidual e osteomielite em cão: relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 21, 8 maio 2023.
Seção
CLÍNICA VETERINÁRIA DE PEQUENOS ANIMAIS