Detecção de anticorpos anti-neospora caninum em soros de cães oriundos de locais de reciclagem de resíduos sólidos, Londrina, PR

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. C. Pereira
R. L. Pereira

Resumo

Neospora caninum é um protozoário intracelular obrigatório, relatado primeiramente em cães2,6 e posteriormente associado à ocorrência de abortos em bovinos. Em 1998, comprovaram o papel do cão como hospedeiro definitivo do parasito10 e, em 2004, caracterizaram o coiote também como hospedeiro definitivo desse protozoário8. A neosporose pode ser transmitida aos bovinos através da ingestão de oocistos eliminados nas fezes de cães10 ou pela transmissão transplacentária, descrita em cães3. Os animais acometidos podem apresentar sinais clínicos neurológicos, cardíacos, musculares, dérmicos e pulmonares7. O objetivo deste trabalho foi conhecer a prevalência da infecção por N. caninum em cães habitantes de locais de reciclagem de resíduos sólidos na área urbana de Londrina (PR), que muitas vezes são propícios para a dispersão de doenças ao homem e seus animais de companhia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PereiraA. C.; PereiraR. L. Detecção de anticorpos anti-neospora caninum em soros de cães oriundos de locais de reciclagem de resíduos sólidos, Londrina, PR. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 2, p. 30-31, 11.
Seção
RESUMOS CONPAVET