Fontes de dieta líquida no aleitamento artificial e seu impacto no desenvolvimento ponderal de bezerras leiteiras: revisão de literatura

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jaqueline Bruno
Lorrane Roberta Floriano Barbosa
Lenita Camargo Verdurico

Resumo

A criação de bezerras é uma das atividades mais complexas em uma propriedade leiteira. Desde o nascimento, o desempenho máximo deve ser priorizado, pois o sucesso no aleitamento leva ao aumento do peso vivo ao desmame e à futura produção de leite. Existem diferentes formas de fornecer leite aos bezerros, e uma delas é o aleitamento artificial, onde os animais recebem a dieta líquida em baldes, mamadeiras ou recipientes semelhantes. Neste tipo de aleitamento, diferentes fontes de dieta líquida podem ser utilizadas como o leite integral, os sucedâneos lácteos e o leite não comercializável ou leite de descarte. Independentemente do método de aleitamento, a quantidade de leite a ser oferecida deverá atender às exigências do animal para melhor desempenho futuro. A presente revisão de literatura avaliou as diferentes fontes de dieta líquida empregadas no aleitamento artificial de bezerras e o seu impacto no desenvolvimento ponderal desses animais na fase de cria.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BrunoJ.; BarbosaL. R. F.; VerduricoL. C. Fontes de dieta líquida no aleitamento artificial e seu impacto no desenvolvimento ponderal de bezerras leiteiras: revisão de literatura. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 21, 10 abr. 2023.
Seção
NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO ANIMAL