Bloqueio do plexo braquial guiado por neuroestimulação elétrica em jabuti piranga (Chelonoidis carbonarius) submetido à intervenção cirúrgica em membro torácico: relato de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Erick Rodrigues
Rafael César de Melo
Marcelo da Silva Gomes
Sonia Regina Pinheiro
Alexandre Hellmeister
André Grespan

Resumo

A anestesia local tem sido recomendada para intervenções cirúrgicas quando se procura evitar a anestesia geral do animal com o intuito de minimizar os riscos, que podem ocorrer durante o aprofundamento do plano anestésico, além de promover uma rápida recuperação. O presente trabalho descreve o caso de um jabuti piranga (C. carbonarius) submetido à contenção química associada a bloqueio anestésico em plexo braquial para realização da excisão cirúrgica de um abcesso em membro tórácico direito, sendo apresentadas considerações sobre a aplicabilidade desta técnica em quelônios com destaque para os cuidados a serem tomados pelo anestesista durante a intervenção.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RodriguesE.; MeloR. C. de; GomesM. da S.; PinheiroS. R.; HellmeisterA.; GrespanA. Bloqueio do plexo braquial guiado por neuroestimulação elétrica em jabuti piranga (Chelonoidis carbonarius) submetido à intervenção cirúrgica em membro torácico: relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 21, 23 fev. 2023.
Seção
CIRURGIA VETERINÁRIA