Avaliação da microbiota bacteriana conjuntival de cães hígidos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade de Marília

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elisa Rita de Oliveira Pereira
Laine Andreotti de Almeida
Milena Friolani

Resumo

A microbiota conjuntival dos cães é formada por uma associação de micro-organismos normalmente não patogênicos, que interagem com o sistema imune do animal e possui função de atuar como barreira natural contra entrada de agentes patogênicos. O presente trabalho foi delineado para investigar os micro-organismos presentes na conjuntiva de cães sadios. Foram utilizados 25 cães sadios da rotina clínico cirúrgica do hospital veterinário da Unimar e após instilar uma gota de colírio anestésico em cada olho colheu-se amostra conjuntival superior e inferior de ambos os olhos com swab etéril, preservando a amostra em meio Stuart e logo após cultivada em meios BHI (Brain Heart Infusion), Ágar sangue de carneiro 6%, Ágar MacConkey e Ágar TSA. Após o crescimento bacteriano foi realizada a identificação dos micro-organismos cultivados por meio de testes de triagem bioquímica como oxidase e catalase, além da análise da morfologia bacteriana em lâmina, padrão e coloração de crescimento em ágar. Houve crescimento bacteriano em amostras colhidas de 20 animais das quais 38% dos isolados foram compatíveis com S. intermedius; 30% de Bacilo sp. e 10% S. aureus. A espécie Staphylococcus sp. é natural de membranas mucosas, não sendo patogênica ao animal. Foi, portanto, constatada a predominância de S. intermedius nas amostras da microbiota do olho dos cães sadios examinados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PereiraE. R. de O.; AlmeidaL. A. de; FriolaniM. Avaliação da microbiota bacteriana conjuntival de cães hígidos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade de Marília. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 19, n. 1, 29 nov. 2021.
Seção
CLÍNICA VETERINÁRIA DE PEQUENOS ANIMAIS