Utilização das técnicas de angiotomografia computadorizada e biópsias guiadas por ultrassom no diagnóstico de um carcinoma adrenocortical: relato de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

B. Ferrante
A. C. B. C. Fonseca-Pinto
C. O. Baroni
I. A. Santos
L. N. Torres

Resumo

A necropsia virtual consiste no emprego das técnicas de diagnóstico por imagem para a determinação da causa mortis, e auxílio em casos forenses. As principais vantagens da utilização dessas técnicas são a preservação do cadáver e maior agilidade para aquisição de material de análise. Entretanto, é relatada a limitação das técnicas de diagnóstico por imagem em relação aos aspectos histológicos. De fato, a associação entre técnicas de biópsias com as de imagem pode propiciar resultados semelhantes aos obtidos com a necropsia convencional. Este trabalho descreve um caso em que a técnica de necropsia virtual foi associada à de biópsia no cadáver de um cão preservado por congelamento. Destaque-se ainda que o exame histopatológico do material colhido por biópsias post mortem guiadas por ultrassom foi viável quando comparado ao fragmento coletado por laparoscopia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FerranteB.; Fonseca-PintoA. C. B. C.; BaroniC. O.; SantosI. A.; TorresL. N. Utilização das técnicas de angiotomografia computadorizada e biópsias guiadas por ultrassom no diagnóstico de um carcinoma adrenocortical: relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 17, n. 1, p. 92-92, 8 maio 2019.
Seção
VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM VETERINÁRIO (SINDIV)