Ocorrência de zoonoses parasitárias em cães atendidos pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná entre 2010 e 2016

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

D. L. Vieira
A. Buzatti
L. K. Sprenger
M. B. Molento

Resumo

Com o crescente número de cães domiciliados e errantes, associado ao fácil acesso que lhes é oferecido aos locais de lazer, como praças públicas e parques, é importante a realização do diagnóstico de enfermidades com potencial zoonótico. Este trabalho avaliou a ocorrência de parasitos gastrintestinais com potencial zoonótico em cães da cidade de Curitiba, estado do Paraná, Brasil, atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (HV-UFPR). O estudo retrospectivo analisa os resultados dos exames de amostras de fezes colhidas de 185 animais, as quais foram processadas no Laboratório de Doenças Parasitárias da UFPR. Além da pesquisa quantitativa de parasitos nas amostras fecais, foram utilizadas as técnicas de Willis-Mollay e Faust para detecção de ovos, cistos e oocistos. Das 185 amostras examinadas, 22,16% (44) foram positivas e 77,84% (144) foram negativas em todas as técnicas. Sendo que 43,18% (19/44) apresentaram ovos de Ancylostoma spp., 31,81% (14/44) ovos de Toxocara spp., 11,36% (5/44) cistos de Giardia spp. e 13,63% (6/44) apresentaram proglotes de Dipylidium caninum. Quatro cães apresentaram coinfecção (9,09%) de Ancylostoma spp. e Toxocara spp. Foi constatada a alta incidência de parasitos nos cães, o que é um grave problema para os animais e também uma constatação relevante para a saúde pública, já que 1/5 das amostras apresentaram alguma estrutura parasitária com potencial zoonótico. Estes dados também são importantes para conscientização e estabelecimento de estratégias para controle e prevenção de zoonoses, principalmente da larva migrans cutânea (Ancylostoma spp.) e a visceral (Toxocara spp.), que apresentaram maior ocorrência.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VieiraD. L.; BuzattiA.; SprengerL. K.; MolentoM. B. Ocorrência de zoonoses parasitárias em cães atendidos pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná entre 2010 e 2016. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 15, n. 3, p. 79-80, 1 mar. 2017.
Seção
VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO