Análise epidemiológica dos casos de raiva registrados em cães e gatos no estado de Sergipe, Brasil, no período de 2000 a 2015

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

L. P. Mol
K. D. Antunes
T. L. M. Arcebispo
J. C. C. Matos
T. M. Oliveira
J. H. Begalli
S. A. Diniz
M. X. Silva

Resumo

A raiva é uma enfermidade transmitida por mamíferos com quase 100% de letalidade. Cães e gatos fazem parte do ciclo urbano da zoonose e são importantes fontes de infecção da doença para os humanos. Os números de casos de raiva confirmados em seres humanos no nordeste do Brasil em 1999 e em 2009 são, respectivamente, 50 e 2, o que reflete o sucesso das ações de vigilância epidemiológica implementadas na região no período em questão Este trabalho apresenta a análise retrospectiva dos registros de casos de raiva confirmados em cães e gatos no estado de Sergipe, no período de 2000 a janeiro de 2015, disponíveis no banco de dados do Laboratório Central de Sergipe (Lacen). Os gráficos e mapas foram realizados com o emprego do programa o Epi Info 7.2 e QGIS. No período em questão, dos 2.160 cães e gatos examinados houve a confirmação de 88 animais positivos para raiva. A análise revela que a média anual de casos de raiva nesses pequenos animais era de 32,5 em 2000 e foi reduzida para 0,5 em 2015. Contudo, a partir do ano de 2006 houve uma sensível redução no número de animais submetidos a exames laboratoriais destinados à confirmação do diagnóstico de raiva, o que pode ter influenciado a redução constatada. A conclusão obtida é de que as medidas preventivas tomadas pelo poder público possibilitaram o controle da doença e deverão ser mantidas e consolidadas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MolL. P.; AntunesK. D.; ArcebispoT. L. M.; MatosJ. C. C.; OliveiraT. M.; BegalliJ. H.; DinizS. A.; SilvaM. X. Análise epidemiológica dos casos de raiva registrados em cães e gatos no estado de Sergipe, Brasil, no período de 2000 a 2015. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 15, n. 3, p. 69-69, 1 mar. 2017.
Seção
VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO