Treinos para socialização de filhotes de gato doméstico (felis silvestris catus): um projeto para ONGs de proteção animal

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

J. S. C. Queiros

Resumo

A relação do gato doméstico (Felis silvestris catus) com o ser humano sempre foi interpolada por episódios de amor e ódio. O estigma de que gatos são animais irascíveis e de natureza arredia e incontrolável reflete na ocorrência de baixos índices de adoção e de muitos casos de abandonos, maus-tratos e devolução de animais aos abrigos. Os motivos pelos quais as pessoas ainda deixam de adotar gatos domésticos, ou até acabam abandonando seus animais, incluem principalmente os problemas de comportamento, que muitas vezes não passam de padrões comportamentais da espécie mal interpretados pelos humanos. O estresse crônico, acima de tudo, ainda é a principal causa dos desvios comportamentais, sendo que a socialização inadequada dos filhotes muitas vezes também contribui para isso. Este trabalho apresenta uma sugestão de programa de treinos para socialização de gatos domésticos, descrevendo sessões de condicionamento e habituação, em que os filhotes são gradativamente expostos a estímulos estressores. Os exercícios são propostos de acordo com o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial e social dos animais, considerando o período de socialização primária dos gatos domésticos, entre duas e nove semanas de vida. Os estímulos englobam situações corriqueiras que o gato possivelmente enfrentará na fase adulta, como: congêneres, animais de outras espécies, pessoas desconhecidas, sons e barulhos, ambientes diversos, manipulação e contenção clínica. Com a aplicação de tais procedimentos as ONG de proteção animal poderão melhorar a qualidade de vida dos inúmeros gatos que atualmente lotam os abrigos e aumentar as suas chances de adoção, reduzindo os altos índices de abandono e de devolução de animais aos abrigos por conta de problemas comportamentais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
QueirosJ. S. C. Treinos para socialização de filhotes de gato doméstico (felis silvestris catus): um projeto para ONGs de proteção animal. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 15, n. 3, p. 66-67, 1 mar. 2017.
Seção
VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO