Análise descritiva do programa de controle populacional de cães e gatos realizado no município de Praia Grande, estado de São Paulo, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M. F. M. Rocha
T. Shigaeff
J. B. A. Silva
M. F. Gonçalves
T. M. Ortiz
V. M. G. Lopes

Resumo

O serviço de controle populacional de cães e gatos possui grande importância em áreas urbanas, além de ser um trabalho de Saúde Única, pois tem implicações nas esferas da saúde animal, pública e ambiental. No município de Praia Grande, estado de São Paulo, Brasil, é realizado um trabalho integrado de controle populacional que inclui a esterilização cirúrgica gratuita para cães e gatos e a educação em saúde dirigida para posse responsável dos animais de companhia. Esse trabalho foi desenvolvido inicialmente pela Divisão de Controle de Zoonoses do município, com o agendamento de animais de qualquer bairro mediante apresentação de documento e comprovante de residência do proprietário do animal. O procedimento realizado em uma unidade fixa dificulta a acessibilidade dos habitantes ao serviço, principalmente das populações mais carentes que não possuem automóveis para transportar os animais e nem condições financeiras que permitam o acesso a serviços de transporte particular. Diante disso, a partir de junho de 2015 foi instituído, no município, o Projeto Bicharada, destinado a permitir maior acessibilidade do serviço de controle populacional dos animais de companhia com o emprego da Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal (Umasa), uma estrutura móvel equipada para possibilitar a realização de procedimentos cirúrgicos. Essa estrutura desloca-se pelos bairros do município e atende a população cadastrada na Unidade de Saúde da Família da região, dando prioridade para os pacientes acometidos pelo transtorno de acumulação de animais. Este trabalho analisou a abrangência do programa de controle populacional de cães e gatos no município de Praia Grande, estado de São Paulo, Brasil, antes e depois da introdução do Projeto Bicharada. Para isso, foi realizado um levantamento das castrações realizadas no período de janeiro/2013 a dezembro/2016. Foi observado que na Divisão de Controle de Zoonoses o ano em que houve o maior número de castrações foi o de 2013, no qual há o registro de 980 procedimentos. Nos anos subsequentes, a redução do número de castrações realizadas foi atribuída ao menor número de integrantes da equipe. Contudo, com a introdução do Projeto Bicharada observa-se a grande intensificação da atividade com os registros de 1.880 castrações realizadas no período de junho a dezembro de 2015, e 2314 castrações no ano de 2016. Os valores apresentados atestam que o Projeto Bicharada atendeu as expectativas esperadas e promoveu uma ampliação do acesso ao serviço de controle populacional de cães e gatos no município.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RochaM. F. M.; ShigaeffT.; SilvaJ. B. A.; GonçalvesM. F.; OrtizT. M.; LopesV. M. G. Análise descritiva do programa de controle populacional de cães e gatos realizado no município de Praia Grande, estado de São Paulo, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 15, n. 3, p. 62-63, 1 mar. 2017.
Seção
VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO