Atividade de residentes dentro da coordenação de controle de zoonoses do município de Curitiba, estado do Paraná, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. B. B. C. Favaro
D. M. Santos
C. Constantino
V. M. Morikawa
M. C. M. Garcia

Resumo

Procurando vivenciar a problemática existente na interface entre saúde humana, animal e ambiental, foi criado um termo de cooperação entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba/PR e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Curitiba. Dentre as áreas de atuação do médico-veterinário na SMS encontra-se a Coordenação de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV) que tem o objetivo de monitorar e controlar espécies animais urbanas, visando à profilaxia das zoonoses e doenças transmitidas por vetores, além de atividades de vigilância e controle ambiental. Dessa forma, as atividades acompanhadas pelos residentes de Medicina Veterinária foram: ações de educação em saúde para a população sobre diagnóstico e prevenção da esporotricose em clínicas veterinárias; busca ativa de casos de esporotricose em gatos, com cadastramento das residências com gatos, encaminhamento para castração, recolhimento e tratamento dos felinos doentes e orientação ao munícipio sobre este agravo; acompanhamento do programa de vigilância da raiva com o recolhimento e envio de amostras para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), assim como a vacinação de cães e gatos contactantes com morcegos; oficinas de capacitação dos agentes de combate a endemias como a leptospirose e investigação de casos humanos positivos para essa doença para determinar o local provável de infecção (LPI), bem como o fornecimento de orientações para intervenções no ambiente nestes casos; e videoconferência na Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) sobre o avanço da esporotricose e da febre amarela no estado. Além dos residentes em Medicina Veterinária do Coletivo, os médicos-veterinários residentes em Saúde da Família também acompanharam as atividades no CCVZ de modo a atuarem na interface entre atenção primária e vigilância em saúde. A atuação conjunta dos dois programas de residência foi muito enriquecedora, pois proporcionou a vivência da rotina de atuação de um profissional para promoção da Saúde Única. A parceria firmada entre a SMS e a UFPR possibilitou o aprimoramento da qualidade e produtividade das atividades realizadas, pois favoreceu a troca de informações entre o serviço público e a universidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FavaroA. B. B. C.; SantosD. M.; ConstantinoC.; MorikawaV. M.; GarciaM. C. M. Atividade de residentes dentro da coordenação de controle de zoonoses do município de Curitiba, estado do Paraná, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 15, n. 3, p. 60-61, 1 mar. 2017.
Seção
VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO