Importância de pontos estratégicos na produção de insetos alados das espécies de Aedes aegypti e Aedes albopictus na região de Araçatuba, Estado de São Paulo, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Letícia da Silva Santos
Weslley de Oliveira Alves
Neusa Madalena Bertani de Freitas
André Fernando de Oliveira
Lilian Aparecida Colebrusco Rodas

Resumo

Atualmente dengue é a arbovirose com maior incidência no Brasil e encontra se em praticamente 100% do território nacional. Com a chegada de duas novas enfermidades, a febre chikungunya e o zika vírus, a preocupação se redobra, pois ambas também são transmitidas pelo Aedes aegypti infectado. No ambiente urbano, existem locais trabalhados de forma especial pelos órgãos de vigilância e controle, os chamados pontos estratégicos (PE). Este trabalho analisou a participação dos tipos de PE na produção de insetos alados nos municípios prioritários da região de Araçatuba, estado de São Paulo, Brasil, representados por: Araçatuba, Andradina, Birigui e Penápolis, nos anos de 2014 e 2015. Nos diversos PE de Andradina, a positividade foi superior a 50%. Em Birigui, no ano de 2014, houve maior positividade em borracharias. Nas cidades de Andradina, Araçatuba e Penápolis o ponto estratégico do tipo depósitos de materiais de reciclagens/oficinas de desmanche/ferros-velhos apresentou aumento de positividade do ano de 2014 para 2015. Com relação ao local de captura de insetos alados, considerando os dois anos trabalhados, o maior percentual foi observado no intradomicílio. Como têm surgido novas doenças transmitidas por esse vetor, o conhecimento da dinâmica dos PE é relevante para a vigilância e controle da proliferação e dispersão desses insetos. Como a frequência de positividade é variável entre os diferentes PE, as atividades de controle deverão ser adequadas a cada situação e à realidade do município em questão.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SantosL. da S.; AlvesW. de O.; FreitasN. M. B. de; OliveiraA. F. de; RodasL. A. C. Importância de pontos estratégicos na produção de insetos alados das espécies de Aedes aegypti e Aedes albopictus na região de Araçatuba, Estado de São Paulo, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 15, n. 3, p. 16-23, 1 mar. 2017.
Seção
SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA