Relato de caso: intervenções realizadas e proposta de avaliação sanitária de animais em um caso de acumulação no município de Curitiba, estado do Paraná, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

E. C. Silva
G. R. Cunha
A. W. Biondo
D. Floeter
M. F. Ceccon-Valente

Resumo

A acumulação compulsiva é um transtorno mental em que os indivíduos possuem uma dificuldade em se desfazer de objetos ou animais e apresentam incapacidade de organizar o espaço de convivência. O acúmulo compulsivo de objetos e/ou animais proporciona um ambiente de riscos para o convívio de pessoas e animais, gerado pelas condições insalubres presentes, favorecendo, desse modo, a ocorrência de agravos à pessoa, à saúde pública e facilitando a disseminação de zoonoses. O relato de caso descreve as intervenções realizadas em um possível caso de acumulação de animais e descreve a proposta de avaliação sanitária dos animais para leptospirose. As atividades foram desenvolvidas por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná, a Prefeitura de Curitiba e voluntários de proteção aos animais, financiada pela Fundação Araucária. Uma senhora de 78 anos, com relato de problemas de saúde, reside com dois filhos adultos, 26 cães e 13 gatos não castrados. Os animais, filhotes e adultos, vivem soltos na área externa e dentro de casa, sem separação entre machos e fêmeas. O ambiente apresenta odor desagradável de fezes e urina e está infestado por pulgas e contaminado pelo vírus da cinomose. Já houve incêndio e enchentes no local. As ações realizadas visaram promover melhorias na saúde dos animais e auxiliar no encaminhamento destes para a adoção. As ações estão ocorrendo desde outubro de 2014 e compreenderam a identificação, o exame clínico, a desverminação, a vacinação e a coleta de sangue dos animais, para posterior realização de diagnóstico para leptospirose. Foi realizado um mutirão de limpeza no local de convivência dos animais. Gradativamente todos os animais foram castrados e receberam auxílio constante no fornecimento de ração, ao mesmo tempo que foram sendo encaminhados para feiras de adoção. A coleta de sangue foi realizada em 13 animais adultos e os resultados obtidos para hematócrito, fibrinogênio e proteína plasmática se encontram dentro dos valores de referência, apresentando apenas um animal com níveis elevados de proteína plasmática. A análise sorológica para a leptospirose aguarda o encaminhamento para o laboratório. Os procedimentos executados no caso forneceram uma melhoria do grau de bem-estar dos animais envolvidos e das condições de salubridade da residência, o que interfere diretamente na qualidade de vida da senhora. A investigação do risco de disseminação de zoonoses proporcionará uma nova visão dos casos de acumuladores de animais, correlacionando os casos com a biossegurança da saúde pública no Brasil.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaE. C.; CunhaG. R.; BiondoA. W.; FloeterD.; Ceccon-ValenteM. F. Relato de caso: intervenções realizadas e proposta de avaliação sanitária de animais em um caso de acumulação no município de Curitiba, estado do Paraná, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 15, n. 1, p. 91-91, 1 jan. 2017.
Seção
VII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO