Limiar aeróbio (V2) e limiar de lactato mínimo (Vlacmin) em equinos de concurso completo de equitação em testes a campo e em esteira de alta velocidade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. C. T. Miranda
J. F. Azevedo
M. T. Ramos
V. P. Silva
C. A. Oliveira
M. Viana
F. Q. Almeida

Resumo

A produção de lactato em resposta ao exercício tem sido amplamente empregada para avaliar o condicionamento de equinos atletas. O V2 ou Limiar aeróbio é a intensidade de exercício, durante um teste de velocidade incremental, em que a concentração de lactato é igual a 2mmol/l, e possui alta correlação positiva com desempenho atlético (MUNÕZ et al, 1997), sendo considerado um bom indicador da capacidade aeróbia. O teste do lactato mínimo consiste em um exercício de esforço máximo, para induzir a hiperlactacidemia, seguido por um teste progressivo. Durante o estágio inicial do teste incremental, a remoção do lactato é superior à sua produção e o lactato diminui até um momento a partir do qual a produção passa a superar a remoção do mesmo, que começa a acumular-se novamente (TEGTBUR et al., 1993). Assim, a carga de trabalho correspondente à menor concentração de lactato durante o teste identifica o limiar de lactato mínimo (Vlacmin) (MIRANDA, 2010) 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MirandaA. C. T.; AzevedoJ. F.; RamosM. T.; SilvaV. P.; OliveiraC. A.; VianaM.; AlmeidaF. Q. Limiar aeróbio (V2) e limiar de lactato mínimo (Vlacmin) em equinos de concurso completo de equitação em testes a campo e em esteira de alta velocidade. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 88-88, 11.
Seção
RESUMOS CABALLIAN