Relação da contagem bacteriana total realizada pelos laboratórios credenciados oficiais e do laboratório de um laticínio da região Sul do estado de Rio de Janeiro, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

C. E. G. Aguilar
G. A. M. Rossi
H. O. Silva
A. M. C. Vidal

Resumo

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, todos os produtores de leite devem ter seu produto analisado, ao menos uma vez por mês, por um laboratório credenciado na Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade de Leite (RBQL). Tais laboratórios utilizam citômetros de fluxo para contagem de bactérias presentes no leite. Além das análises oficiais, muitos laticínios fazem um controle próprio não oficial com o emprego da contagem bacteriana em placas. Tendo em vista essas duas metodologias adotadas, o presente trabalho foi delineado para comparar os resultados da Contagem Bacteriana Total (CBT) oriundos da RBQL com os obtidos pela contagem realizada internamente pela controle interno da empresa, um laticínio com inspeção federal localizado no sul do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. A investigação foi efetuada no período compreendido entre os meses de julho a dezembro de 2011. Foram coletadas amostras individuais de 52 produtores da linha de leite e enviadas a um laboratório da RBQL. No laticínio, no mesmo dia da amostragem oficial, foi retirada uma amostra de leite do caminhão a granel e analisada pelo laboratório da empresa, com a realização do plaqueamento em profundidade (Pour Plate) em meio Ágar Padrão para Contagem® (PCA) incubadas a 35°C/48h. Os resultados da RBQL foram ponderados pelo volume de leite por produtor no dia. Como a amostra analisada pelo laticínio foi retirada do próprio caminhão, ela já se encontrava, teoricamente, ponderada. As populações mensuradas pelo laboratório oficial, em todos os meses apurados, foram menores do que as realizadas pelo laboratório do laticínio. Os resultados oficiais comparados com os do laticínio foram discrepantes com relação de 1:15, na média dos seis meses (12 análises, duas por mês). Tais resultados deveriam ser ao menos aproximados, visto que, apesar de serem técnicas distintas, mensuram a mesma variável. A correta higienização dos caminhões de coleta, aferição e calibração dos equipamentos de mensuração de populações bacterianas é de fundamental importância para que a qualidade microbiológica do produto seja analisada de fato como ela é, para que o consumidor final não seja exposto a perigos ao consumo de um produto com altas populações de contaminantes. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AguilarC. E. G.; RossiG. A. M.; SilvaH. O.; VidalA. M. C. Relação da contagem bacteriana total realizada pelos laboratórios credenciados oficiais e do laboratório de um laticínio da região Sul do estado de Rio de Janeiro, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 96-96, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE