Principais actinomicetos isolados de vacas com mastite em rebanhos, da região de Uberaba, estado de Minas Gerais, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

W. A. Oliveira
J. P. Santo
A. Ferreira Júnior
E. R. Bittar
J. F. F. Bittar
S. C. Brasão

Resumo

O filo Actinobacteria contém bactérias altamente pleomórficas. O gênero Corynebacterium cresce sob a forma de filamentos extensos e, muitas vezes, ramificados. Os gêneros Actinomyces e Nocardia são chamados de modo informal de actinomicetos, pois têm uma forma de crescimento radial ou semelhante à estrela devido a seus filamentos ramificados. Essas bactérias podem causar mastite em vacas. O presente trabalho foi delineado para: (i) isolar bactérias Gram-positivas com morfologia bacilar do leite de vacas com mastite criadas na região de Uberaba/MG e (ii) identificar os gêneros das bactérias pertencentes ao filo Actinobacteria. Amostras de leite de vacas com mastite foram cultivadas nos meios de ágar sangue e MacConkey e incubadas em condições de aerobiose a 37ºC, por 24 a 72 horas. As colônias observadas nas placas em que houve crescimento bacteriano foram identificadas por suas características morfológicas, tintoriais e bioquímicas. Foram isoladas 442 estirpes de bactérias, das quais 72 (16,29%; 72/442) foram identificadas como bastonetes Gram-positivos. Destas, oito (11,12%; 8/72) pertenciam ao gênero Bacillus spp. e as demais no filo Actinobacteria, cujos gêneros identificados foram: Corynebacterium spp. (66,66%; 48/72), Nocardia spp. (15,28%; 11/72) e Actinomyces spp. (6,94%; 05/72). No grupo dos actinomicetos aeróbicos, os gêneros Corynebacterium e Nocardia têm sido descritos como os principais causadores de mastite. O gênero Corynebacterium apresenta altas taxas de infecção, é extremamente contagioso durante a lactação e coloniza o úbere por períodos prolongados. Em bovinos, a mastite é a manifestação mais comum da infecção por Nocardia. Em geral, a glândula infectada se apresenta com edema, hipertermia, dor, presença de fístulas, e o quarto infectado pode perder sua capacidade funcional. A terapia antimicrobiana pode propiciar melhora clínica passageira e a cessação da eliminação da bactéria no leite, mas não a cura definitiva. Actinomyces spp. e Nocardia spp. podem causar mastite grave, mas são descritos como esporádicos, acometendo poucas vacas do rebanho; já o gênero Corynebacterium é encontrado frequentemente, mas não há um consenso sobre o significado desse agente na sanidade da glândula mamária e produtividade da vaca. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OliveiraW. A.; SantoJ. P.; Ferreira JúniorA.; BittarE. R.; BittarJ. F. F.; BrasãoS. C. Principais actinomicetos isolados de vacas com mastite em rebanhos, da região de Uberaba, estado de Minas Gerais, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 93-94, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE