Qualidade físico-química da água utilizada em propriedades leiteiras localizadas no município de Três Corações, estado de Minas Gerais, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

T. N. Rezende
I. F. Peixoto
T. C. Pereira
G. R. Moura
A. F. Silva
M. A. Pereira

Resumo

Parâmetros físicos e químicos podem ser utilizados para a avaliação da qualidade da água. As análises físicas indicam características perceptíveis pelos sentidos e incluem a cor, a turbidez e a presença de depósitos. Os aspectos químicos são resultantes da presença de substâncias dissolvidas, em geral avaliáveis apenas por meios analíticos, empregados para avaliar acidez, alcalinidade e pH, características que comprometem a limpeza e a desinfecção dos utensílios e equipamentos. O experimento foi conduzido no período de fevereiro a junho de 2016, em 20 propriedades localizadas no município de Três Corações, do Estado de Minas Gerais, para avaliar a qualidade físico-química da água utilizada na ordenha. Em cada propriedade foi aplicado um questionário para levantar os sistemas de produção e fornecimento de água utilizados. As amostras de água, coletadas assepticamente, nos meses de maio e junho de 2016, em frascos esterilizados de 40ml foram enviadas a um laboratório particular do município. A produção de leite situou-se entre 25 a 17.000 litros de leite por dia, variando de 3 a 610 vacas em lactação. A ordenha mecanizada estava presente em 75% das fazendas, 15% adotava o sistema de balde ao pé e 10% retirava o leite manualmente. A origem da água era 60% por mina, 30% por poço artesiano e 10% pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). As fontes localizadas no terreno em nível acima das fossas sépticas, lagoas, esterqueiras e currais representavam 65%. De todas as amostras analisadas, 60% recebia tratamento com cloro. A limpeza na caixa-d’água era realizada em 70% das fazendas, pelo menos uma vez ao ano. O pH variou entre 8,14 a 9,83 e nenhuma amostra apresentou turbidez, cor ou depósitos. A conclusão obtida foi que, na maioria das fazendas trabalhadas, as amostras de água eram de boa qualidade e que suas fontes estavam bem preservadas. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RezendeT. N.; PeixotoI. F.; PereiraT. C.; MouraG. R.; SilvaA. F.; PereiraM. A. Qualidade físico-química da água utilizada em propriedades leiteiras localizadas no município de Três Corações, estado de Minas Gerais, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 93-93, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE