Escore de hemossiderina em citologia de lavados traqueais para avaliação da hemorragia pulmonar induzida por esforço em cavalos de Polo após o exercício

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

K. M. Silva
J. N. Otaka
M. L. Jorge
C. A. Gonçalves
N. X. Alencar
D. A. Lessa

Resumo

O polo é um dos mais antigos esportes equestres, tendo sido introduzido no Brasil na década de 20 e sua atividade vem crescendo desde então. O aparelho respiratório é fundamental para a saúde e bom desempenho atlético dos equinos, sendo os processos mórbidos neste sistema responsáveis por prejuízos orgânicos e econômicos consideráveis. Dentre as enfermidades de maior importância do trato respiratório equino, destaca-se a Hemorragia Pulmonar Induzida pelo Exercício (HPIE). A citologia de lavado traqueal é considerada mais específica do que somente o exame endoscópico no diagnóstico dessa enfermidade. Considerando que os equinos de polo ainda são pouco explorados no que se refere aos estudos clínicos, este trabalho teve por objetivo aplicar o escore total de hemossiderina (ETH) na citologia traqueal de animais de polo. Foram utilizados 37 equinos participantes de atividades de polo. O exame endoscópio do aparelho respiratório para avaliar a presença de sangue na traqueia foi realizado 30 a 90 minutos após a participação do animal na partida. De acordo com estes resultados, os animais foram divididos em 2 grupos, sendo o Grupo 1 formado por animais onde não foi observado sangue na traqueia e Grupo 2, animais com sangue na traqueia em graus variáveis. Considerando o valor de ETH proposto por DOUCET e VIEL (2002), no Grupo 1, a ocorrência de HPIE foi observada em 11,5% dos animais e no Grupo 2 em 27,2%. Apesar de estarem aparentemente assintomáticos, os animais apresentaram quadros citológicos compatíveis com HPIE em proporções relevantes, fato que deve levar essas enfermidades a serem consideradas como uma das primeiras opções de diagnóstico na investigação de queda de desempenho atlético de equinos nessa atividade esportiva. Em virtude de o ETH ter sido desenvolvido para o LBA, novos estudos devem ser realizados para que seja estabelecido o ponto de corte ideal para o ETH em lavado traqueal. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaK. M.; OtakaJ. N.; JorgeM. L.; GonçalvesC. A.; AlencarN. X.; LessaD. A. Escore de hemossiderina em citologia de lavados traqueais para avaliação da hemorragia pulmonar induzida por esforço em cavalos de Polo após o exercício. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 84-85, 11.
Seção
RESUMOS CABALLIAN