Influência da água na qualidade do leite produzido em propriedades localizadas no município de Três Corações, estado de Minas Gerais, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M. A. Pereira
E. F. C. Borges
M. G. Pereira
T. N. Rezende
T. C. Pereira
P. P. Araujo

Resumo

Há levantamentos relatando que grande parte das fazendas leiteiras utiliza fontes de água não tratada. A água utilizada na ordenha para limpeza, tanto dos tetos dos animais como dos equipamentos, pode ser uma via de transmissão de microrganismos para a glândula mamária, comprometendo a saúde do rebanho e a qualidade do leite produzido. A água com altas concentrações microbianas também possibilita a contaminação direta do leite. O presente trabalho avaliou a influência da água na qualidade do leite, que abastece 20 propriedades rurais localizadas em Três Corações/MG. Foram realizadas coletas de 26 amostras da água das fazendas de abastecimento e 25 amostras de leite dos tanques de refrigeração das propriedades visitadas nos meses de maio e junho de 2016. As amostras de água, colhidas em frascos esterilizados (40ml), foram enviadas para análise microbiológica no laboratório Vida Vet em Botucatu/SP. Os resultados obtidos foram presença de Coliformes e Klebsiella ssp em 12, Pseudomonas ssp em 19, e apenas 1 (uma) com a presença de Staphylococcus coagulase negativa, Chromobacterium violacium e Bacillus spp. respectivamente. Destaca-se que a metade das amostras continha a Klebsiella ssp. (que deveria estar ausente) e Coliformes (com apenas uma acima do ideal). Destaca-se ainda a presença de Pseudomonas ssp em 19 amostras, ou seja, 73% de amostras cujo nível ideal é a ausência. Nas amostras de leite dos tanques foram encontradas Coliformes em duas, das quais uma acima do nível ideal, Klebsiella ssp em apenas uma e Pseudomonas ssp em 21 amostras (ambas com nível ideal ausente). Foi constatado, portanto, que em 60% das amostras examinadas os materiais colhidos nos tanques apresentaram a mesma bactéria identificada nas amostras de água coletada nas propriedades, o que revela ser a água um importante veículo para a infecção dos animais e para a contaminação do leite. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PereiraM. A.; BorgesE. F. C.; PereiraM. G.; RezendeT. N.; PereiraT. C.; AraujoP. P. Influência da água na qualidade do leite produzido em propriedades localizadas no município de Três Corações, estado de Minas Gerais, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 92-93, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE