Qualidade higiênica de amostras oriundas de latões de leite de conjunto de pequenas propriedades de agricultura familiar em Botucatu, estado de São Paulo, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

G. C. Oliveira
N. B. Junqueira
S. F. Joaquim
A. Salina
F. M. Dalanezi
F. F. Guimarães
B. D. Menozzi
H. Langoni

Resumo

A qualidade do leite está associada a sua carga microbiana inicial. Quanto maior o número de contaminantes e a temperatura de estocagem, menor é o tempo de conservação do produto. De maneira geral, o leite produzido no Brasil apresenta altas contagens de microrganismos, o que é indicativo da ocorrência de deficiências na higiene de produção. O estudo dos grupos de microrganismos contaminantes presentes no leite permite identificar sua origem e possibilita a adoção de medidas de controle destinadas a melhorar a qualidade do produto. O presente trabalho avaliou a qualidade do leite de um conjunto de pequenas propriedades de agricultura familiar localizadas no município de Botucatu, Estado de São Paulo, Brasil. Todas as amostras foram submetidas à contagem bacteriana em placas de ágar sangue bovino 8% com incubação a 37 °C por 24 horas. Quatro (21%) das 19 amostras dos latões avaliados apresentaram contagens de aeróbios mesófilos superior de 3x105 UFC/ mL (contagem máxima permitida pela Instrução Normativa n. 62 (MAPA) até 30 de junho de 2016). Os resultados obtidos evidenciaram amostras com elevados níveis de contaminação por microrganismos, que podem estar relacionados aos procedimentos empregados na ordenha. A análise dos questionários aplicados aos produtores e funcionários envolvidos no projeto revelou que a ordenha, a limpeza e a sanitização dos utensílios e equipamentos das propriedades não estavam adequadas. A contaminação da pele dos tetos e do úbere, da cama ou local de permanência dos animais também podem ser responsáveis pela elevada carga microbiana. Os principais microrganismos isolados foram estreptococos, estafilococos e bactérias gram-negativas, caracterizadas como coliformes. Diante dos resultados observados, acredita-se ser necessária a implantação de programas de extensão rural nas propriedades em questão, incluindo ações de educação sanitária voltadas à produção higiênica do leite, o que otimizaria a qualidade da matéria-prima produzida e reduziria os riscos de transmissão de doenças para os consumidores.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OliveiraG. C.; JunqueiraN. B.; JoaquimS. F.; SalinaA.; DalaneziF. M.; GuimarãesF. F.; MenozziB. D.; LangoniH. Qualidade higiênica de amostras oriundas de latões de leite de conjunto de pequenas propriedades de agricultura familiar em Botucatu, estado de São Paulo, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 90-90, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE