Staphylococcus coagulase negativa e Staphylococcus aureus em mastite subclínica bovina no norte do estado de Minas Gerais, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

L. M. V. Silva
G. S. P. Cunha
A. X. Alberico
S. J. Oliveira
C. N. Souza
R. P. Morão
S. F. Gonçalves
F. E. G. Silva

Resumo

O gênero Staphylococcus sp. ocupa uma posição de destaque entre os agentes bacterianos que acometem a glândula mamária. Esse gênero é responsável por alterar a composição centesimal do leite, o número de células somáticas, bem como as qualidades microbiológica, física e química do leite. O Staphylococcus coagulase negativo são bactérias isoladas em leite bovino e consideradas como patógenos emergentes de alta frequência. A alta prevalência de Staphylococcus aureus no rebanho leiteiro é um desafio para a criação de programas de controle pela alta resistência aos antibióticos e alta disseminação infecciosa entre os tetos. O presente trabalho foi delineado para avaliar a frequência de Staphylococcus sp. em glândulas mamárias bovinas com mastite subclínica em rebanhos mestiços leiteiros em seis municípios do norte do Estado de Minas Gerais, Brasil. Foram avaliadas propriedades nos municípios de Mathias Cardoso (n=1), São João da Lagoa (n=1), Janaúba (n=3), Icaraí de Minas (n=3), Francisco Sá (n=1) e Porteirinha (n=1). A ocorrência de mastite subclínica foi investigada, antes da ordenha, com o emprego do California Mastitis Test (CMT), em todas as matrizes em lactação, a partir do 15º dia pós-parto. As amostras de leite foram colhidas dos tetos positivos ao teste de CMT e a identificação de Staphylococcus sp. foi estabelecida por metodologia convencional. Dos 500 tetos analisados 33, 4% (167/500) apresentaram cultivos positivos para Staphylococcus sp. Das 167 estirpes isoladas, 55,1% (92) foram identificadas como Staphylococcus sp. coagulase negativa e 44,9 % (75) como Staphylococcus aureus. A frequência de estirpes isoladas não diferiu entre as propriedades estudadas (p> 0,05). No entanto, a frequência de estirpes identificadas como Staphylococcus aureus e de agrupamentos Staphylococcus sp. coagulase negativa foi distinta (p<0,05) entre as propriedades analisadas, sendo que duas propriedades apresentaram 100% de isolados de Staphylococcus aureus. A conclusão obtida foi que, na região estudada, as perdas na produtividade dos rebanhos com alto custo para tratamento de animais positivos e a perda na produção em decorrência da contaminação das glândulas mamárias contaminadas por Staphylococcus sp. são expressivas, sendo necessária a implantação de programas efetivos de controle da infecção. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaL. M. V.; CunhaG. S. P.; AlbericoA. X.; OliveiraS. J.; SouzaC. N.; MorãoR. P.; GonçalvesS. F.; SilvaF. E. G. Staphylococcus coagulase negativa e Staphylococcus aureus em mastite subclínica bovina no norte do estado de Minas Gerais, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 85-85, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE