Caracterização da resistência aos antimicrobianos de Streptococcus spp. Isolados de mastite bovina no hospital veterinário de Uberaba, estado de Minas Gerais, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

W. A. Oliveira
J. P. Santos
A. Ferreira Júnior
E. R. Bittar
J. F. F. Bittar
S. C. Brasão

Resumo

A mastite bovina é uma enfermidade infecciosa que pode ser causada por diferentes agentes bacterianos. Essa doença é comumente diagnosticada em bovinos de aptidão leiteira de criação intensiva. Apesar de vários antimicrobianos estarem disponibilizados para o tratamento da mastite bacteriana, a resistência dos microrganismos responsáveis por essa infecção tem aumentado em decorrência do uso indiscriminado e inadequado de tais produtos. O presente trabalho foi delineado para: (i) isolar Streptococcus spp. do leite de vacas com mastite criadas na região de Uberaba, Estado de Minas Gerais, Brasil e (ii) identificar os antimicrobianos para os quais as bactérias apresentam maior sensibilidade ou resistência in vitro. As amostras de leite foram cultivadas em Ágar Sangue e em Ágar MacConkey e incubadas em condições de aerobiose a 37ºC, por 24 a 72 horas. As placas com crescimento bacteriano tiveram suas colônias identificadas por suas características morfológicas, tintoriais e bioquímicas. O Teste de Susceptibilidade aos Antimicrobianos (TSA) foi realizado com o emprego do método Kirby-Bauer de difusão em disco. O padrão intermediário de suscetibilidade foi classificado como resistente. Foram obtidos 68 isolados bacterianos puros de Streptococcus spp. No TSA, os melhores resultados de sensibilidade foram observados para a associação Amoxicilina + Ácido Clavulânico (97,1%; 66/68), Ceftiofur (95,6%; 65/68) e Ampicilina (89,7%; 61/68). Para Penicilina, 76,5% (52/68) dos isolados apresentaram sensibilidade. A resistência das bactérias foi detectada mais frequentemente para Neomicina (80,9%; 55/68) e Gentamicina (76,5%; 52/68). Foi constatada resistência de 69,12% (47/68) das bactérias para Tetraciclina e de 50% (34/68) para Enrofloxacina. Amoxicilina + Ácido Clavulânico, Ceftiofur e Ampicilina demonstram eficácia in vitro para terapia da mastite estreptocócica da região de Uberaba, Estado de Minas Gerais, Brasil.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OliveiraW. A.; SantosJ. P.; Ferreira JúniorA.; BittarE. R.; BittarJ. F. F.; BrasãoS. C. Caracterização da resistência aos antimicrobianos de Streptococcus spp. Isolados de mastite bovina no hospital veterinário de Uberaba, estado de Minas Gerais, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 83-84, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE