Importância do controle leiteiro na avaliação da composição do leite de vacas jersey no estado do Rio Grande do Sul, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

C. P. Meirelles
M. Andretta
S. L. C. Haertel
P. Nascente
H. L. Gonzalez
N. D. Cereser

Resumo

A importância econômica da produção leiteira no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, se torna mais expressiva a cada ano, e assim se justifica a utilização de métodos que auxiliem no controle da qualidade da produção. O Controle Leiteiro detém os registros referentes ao rebanho, os quais devem ser processados por entidades habilitadas, como as associações das raças específicas credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O levantamento desses dados possibilita a mensuração da qualidade do leite e o estímulo do incremento da produtividade. O presente trabalho analisa os dados referentes à composição do leite produzido por vacas leiteiras da raça Jersey, de produtores vinculados à Associação de Criadores de Gado Jersey do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (ACGJRS). Foram lançados mensalmente em um programa de controle leiteiro os dados de produção e composição do leite de 28 produtores do Estado do Rio Grande do Sul que possuem animais registrados junto à ACGJRS. Os rebanhos foram acompanhados em intervalos de 15 a 45 dias, cadastrando-se as informações das ordenhas conforme sistema adotado na propriedade. Foram acompanhadas duas ordenhas em um intervalo de 12h ou três ordenhas com intervalos de 8h, nas quais foram colhidas amostras de leite para determinação de gordura, proteína, lactose e sólidos totais. Os relatórios gerados pelo programa foram repassados para análise de dados. Foram analisadas todas as lactações considerando-se um período de 305 dias de produção para efeito de padronização. As médias dos percentuais de proteína bruta, gordura, lactose e sólidos totais foram calculadas a partir dos registros do período compreendido entre os anos de 2010 a 2015. Os resultados obtidos revelaram a média de 3,31% de proteína bruta, 4,42% de gordura bruta, 4,45% de lactose e 13,8% de sólidos totais, referentes a 2.358 lactações acompanhadas. A presença e o teor desses compostos do leite, além de serem determinantes para sua qualidade, têm relação direta com a qualidade de seus derivados. Diversos fatores podem estar relacionados a variações na composição do leite, como a raça e a alimentação. Os resultados obtidos atingiram os valores médios exigidos pela Instrução Normativa n. 62 e destacam a relevância da manutenção do controle leiteiro nas propriedades. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MeirellesC. P.; AndrettaM.; HaertelS. L. C.; NascenteP.; GonzalezH. L.; CereserN. D. Importância do controle leiteiro na avaliação da composição do leite de vacas jersey no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 79-79, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE