Identificação de staphylococcus spp. Isolados de ordenhadores de propriedades leiteiras do estado de São Paulo, Brasil: dados preliminares

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

S. F. Joaquim
N. B. Junqueira
G. C. Oliveira
F. F. Guimarães
F. M. Dalanezi
A. Salina
M. P. Manzi
H. Langoni

Resumo

No controle da mastite bovina é muito importante o conhecimento da origem do agente etiológico do processo. Staphylococcus spp. são patógenos contagiosos comumente isolados em mastites, tanto Staphylococcus aureus, como outros Staphylococcus coagulase positiva (SCP) e Staphylococcus coagulase negativa (SCN). No caso de microrganismos de origem contagiosa, é preciso destacar a importância dos ordenhadores como fontes de infecção para os animais, pois eles podem ser portadores dos patógenos. O presente trabalho investigou as espécies Staphylococcus spp. isoladas das mãos e narinas de ordenhadores em propriedades leiteiras do Estado de São Paulo. Até o momento, foram avaliadas duas propriedades, totalizando seis trabalhadores com contato direto com os animais durante a ordenha. Foram colhidas amostras das mãos e narinas com auxílio de swabs estéreis, transportadas em meio de Stuart. As amostras foram cultivadas por esgotamento nos meios ágar sangue bovino a 8% e ágar manitol. Para identificação das espécies de estafilococos foi realizada a prova de coagulase e as estirpes caracterizadas como SCP foram submetidas às provas de fermentação dos açúcares trealose, manitol, maltose, pela resistência à polimixina B (300 UI) e novobiocina, e os SCN à fermentação dos açúcares xilose, sacarose, trealose, maltose e manitol, produção de hemolisina e crescimento em condições de anaerobiose em caldo tioglicolato. Das 18 amostras oriundas de swabs já cultivadas, em 12 foram isoladas estirpes de Staphylococcus spp. [67%, IC 95% (45-89)], sendo duas caracterizadas como S. warneri (16,67%), seis S. xylosus (50%), dois S. aureus (16,67%), um S. epidermidis (8,33%) e um S. capitis (8,33%). Deve ser observada com atenção a interação dos ordenhadores e outros trabalhadores que mantêm contato direto com os animais em ambiente de ordenha, pois eles podem ser possíveis portadores de Staphylococcus spp. e se comportarem como fontes de infecção para vacas leiteiras. A pesquisa prossegue e os estudos de epidemiologia molecular pretendem comparar as estirpes de Staphylococcus spp. isoladas dos ordenhadores com as isoladas dos casos de mastite nas propriedades avaliadas. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
JoaquimS. F.; JunqueiraN. B.; OliveiraG. C.; GuimarãesF. F.; DalaneziF. M.; SalinaA.; ManziM. P.; LangoniH. Identificação de staphylococcus spp. Isolados de ordenhadores de propriedades leiteiras do estado de São Paulo, Brasil: dados preliminares. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 73-73, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE