Comparação dos resultados do levantamento rápido do índice de infestação por aedes aegypti (liraa) nos anos de 2010 e 2015 nos municípios brasileiros

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

J. P. de Paula
I. C. Angelo
S. M. G. Thomé

Resumo

A avaliação do nível de infestação por Aedes aegypti em municípios é efetuada para a identificação e direcionamento das ações de controle nas áreas mais críticas e é realizada com o emprego do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por A. aegypti (LIRAa). O método para avaliação do LIRAa consiste no agrupamento de imóveis com características semelhantes para a formação de estratos. Subsequentemente, são pesquisados 450 imóveis pertencentes a cada estrato para cálculo do índice de infestação predial e posterior classificação (índice inferior a 1%, condição satisfatória; de 1 a 3,9%, situação de alerta; superior a 4%, risco de surto), o levantamento é realizado quatro vezes ao ano. O presente trabalho comparou e analisou os resultados do LIRAa divulgado pelo Ministério da Saúde nos anos de 2010 e 2015, em alguns municípios brasileiros. Em 2010, foram avaliados 370 municípiose, em 2015, 1.792. Em razão da diferença na quantidade de municípios participantes, foram levantadas suas porcentagens em relação à quantidade total de municípios brasileiros e de alterações constatadas. Foram levantados os dados dos 24 municípios que foram classificados como com “alto índice de surto” a fim de investigar se a alteração apresentada nos índices tenderia à redução, uma vez que esses municípios teriam sua condição de risco diagnosticada. Verificou-se que, no ano de 2010, 51,89% dos municípios tiveram o LIRAa satisfatório, 41,62% em estado de alerta e 6,49% sob risco. Já no ano de 2015, 51,79% dos municípios tiveram o LIRAa satisfatório, 37,11% em estado de alerta e 11,10% sob risco. Tais alterações representam um acréscimo de 71,03% de municípios em situação de risco de epidemia, ao passo que houve decréscimo dos que estavam em estado de alerta ou satisfatório: menos 10,84% e 0,19%, respectivamente. Embora tenha sido verificado um aumento de 71% de municípios classificados em situação de risco no ano de 2015, deve-se considerar que no referido ano também houve um grande aumento no número de municípios participantes da avaliação. Desta forma, percebe-se um elevado percentual de municípios considerados sob risco, possivelmente por ineficiência ou na não aplicação de estratégias de controle do A. aegypti, o que deve ser encarado como uma alerta para a necessidade urgente de reforço e implementação de medidas de controle mais eficazes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PaulaJ. P. de; AngeloI. C.; ThoméS. M. G. Comparação dos resultados do levantamento rápido do índice de infestação por aedes aegypti (liraa) nos anos de 2010 e 2015 nos municípios brasileiros. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 51-52, 21 dez. 2016.
Seção
RESUMOS CONPAVET