Efeito da terapia por ondas de choque extracorpóreas (TOCE) da expressão de fatores de crescimento em feridas cutâneas e na pele íntegra de equinos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

K. A. Link
J. B. Koenig
B. L. Plattner
B. N. Lillie
M. F. Almeida
A. B. Silveira
P. V. Michelotto Jr

Resumo

A cicatrização de feridas distais dos membros dos cavalos é considerada complicada e associada com a produção de tecido de granulação exuberante, o qual é associado à expressão reduzida, porém, prolongada de mediadores inflamatórios e fatores de crescimento como o fator de crescimento Beta (TGF-β1). A terapia por ondas de choque extracorpóreas (TOCE) foi estudada em diversas espécies, sendo demonstrado que as ondas de choque podem melhorar a cicatrização tecidual por alterar a expressão de diversos fatores de crescimento e citocinas. Alguns estudos registraram os efeitos benéficos da TOCE na cicatrização de feridas distais dos membros dos cavalos, porém, não houve constatação da expressão dos fatores inflamatórios relacionados a esse efeito clínico. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LinkK. A.; KoenigJ. B.; PlattnerB. L.; LillieB. N.; AlmeidaM. F.; SilveiraA. B.; Michelotto JrP. V. Efeito da terapia por ondas de choque extracorpóreas (TOCE) da expressão de fatores de crescimento em feridas cutâneas e na pele íntegra de equinos. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 83-83, 11.
Seção
RESUMOS CABALLIAN