Efeito da inclusão de ácido ricinoleico proveniente do óleo de mamona (Ricinus communis l.), sobre parâmetros hematológicos e bioquímicos de cavalos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

P. C. Gil
T. N. Centini
R. Françoso
J. R. Gandra
A. A. Gobesso

Resumo

O mecanismo pelo qual o ácido ricinoleico exerce seu efeito antimicrobiano é pela sua atividade na estrutura da parede celular bacteriana, desnaturando e coagulando as proteínas. Mais especificamente, atuam alterando a permeabilidade da membrana citoplasmática por íons de hidrogênio e potássio. A alteração dos gradientes de íons conduz à deterioração dos processos essenciais da célula como transporte de elétrons, translocação de proteínas, etapas da fosforilação e outras reações dependentes de enzimas, resultando em perda do controle quimiosmótico da célula afetada e, consequentemente, a morte bacteriana (DORMAN e DEANS, 2000). 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GilP. C.; CentiniT. N.; FrançosoR.; GandraJ. R.; GobessoA. A. Efeito da inclusão de ácido ricinoleico proveniente do óleo de mamona (Ricinus communis l.), sobre parâmetros hematológicos e bioquímicos de cavalos. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 83-83, 11.
Seção
RESUMOS CABALLIAN