Efeito da inclusão de ácido ricinoleico proveniente do óleo de mamona (Ricinus communis l.), sobre parâmetros hematológicos e bioquímicos de cavalos

Conteúdo do artigo principal

P. C. Gil
T. N. Centini
R. Françoso
J. R. Gandra
A. A. Gobesso

Resumo

O mecanismo pelo qual o ácido ricinoleico exerce seu efeito antimicrobiano é pela sua atividade na estrutura da parede celular bacteriana, desnaturando e coagulando as proteínas. Mais especificamente, atuam alterando a permeabilidade da membrana citoplasmática por íons de hidrogênio e potássio. A alteração dos gradientes de íons conduz à deterioração dos processos essenciais da célula como transporte de elétrons, translocação de proteínas, etapas da fosforilação e outras reações dependentes de enzimas, resultando em perda do controle quimiosmótico da célula afetada e, consequentemente, a morte bacteriana (DORMAN e DEANS, 2000). 

Detalhes do artigo

Seção

RESUMOS CABALLIAN

Como Citar

Efeito da inclusão de ácido ricinoleico proveniente do óleo de mamona (Ricinus communis l.), sobre parâmetros hematológicos e bioquímicos de cavalos. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 83–83, 2012. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/344. Acesso em: 5 dez. 2025.