Teste de esforço progressivo em campo para determinação do limiar de lactato em equinos da raça Puro Sangue Árabe antes e após o treinamento de resistência para realização de exercício de longa duração

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

N. S. Bernardi
L. M. W. Gomide
A. D. Antunes
A. M. G. B. Silva
K. Gravena
D. P. M. Dias
G. M. Bueno
D. J. Queiroz
V. A. Canello
A. O. Paiva Neto
S. S. Paleari
M. H. M. Silva
R. A. Brandi
J. C. Lacerda Neto

Resumo

Para orientar o estabelecimento de um programa de treinamento para equinos atletas, considera-se a utilização de algumas variáveis orgânicas importantes na avaliação do condicionamento e determinação da carga de trabalho. Dentre estas, destaca-se o lactato, o qual tem sido o norteador de inúmeros programas de treinamento, sejam estes realizados em pistas de corrida, trilhas ou esteiras rolantes sob condições controladas. A curva estabelecida pelas concentrações sanguíneas de lactato, determinadas em velocidades crescentes, é denominada curva velocidade-lactato. A inclinação desta curva reflete o padrão metabólico predominante em intervalos subsequentes de velocidades crescentes e seu ponto de inflexão é denominado limiar anaeróbio. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BernardiN. S.; GomideL. M. W.; AntunesA. D.; SilvaA. M. G. B.; GravenaK.; DiasD. P. M.; BuenoG. M.; QueirozD. J.; CanelloV. A.; Paiva NetoA. O.; PaleariS. S.; SilvaM. H. M.; BrandiR. A.; Lacerda NetoJ. C. Teste de esforço progressivo em campo para determinação do limiar de lactato em equinos da raça Puro Sangue Árabe antes e após o treinamento de resistência para realização de exercício de longa duração. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 92-93, 11.
Seção
RESUMOS CABALLIAN